BMW Série 5 GT estreia em Frankfurt

O novo Série 5 Gran Turismo (GT), veículo que, segundo a BMW, inaugura novo segmento, será a novidade a ser apresentada ao público no Salão de Frankfurt, que acontece em setembro.

Ele é chamado de PAS (sigla em inglês para Progressive Active Sedan), que une a dirigibilidade de um sedã com a versatilidade de uma perua e o porte de um utilitário.

Estas são as primeiras fotos do modelo de produção, cuja apresentação oficial acontece somente em Frankfurt, na Alemanha. De arrojado “design”, o Série 5 GT utiliza a plataforma que servirá de base para a próxima geração de outros modelos Série 5. Seus 4,99 metros de comprimento impressionam.

Mesmo assim o carro tem capacidade para quatro passageiros, sendo que a segunda fileira de bancos possui dois assentos individuais que mais parecem poltronas.

Outro destaque do Série 5 Gran Turismo é a abertura da tampa do porta-malas, dividida em duas seções. Isto facilita o acesso de objetos maiores no porta-malas, com capacidade para até 1.700 litros com os bancos traseiros rebaixados. Quando chegar ao mercado, após a tradicional mostra alemã, os interessados poderão escolher três opções de motorização.

A versão de entrada é o 530d, que terá motor 3.0 turbodiesel de 245 cv e 55 kgfm de torque. De acordo com a montadora, essa versão registra 15,3 km/l no consumo médio de combustível. O modelo intermediário será o 535i com motor 3.0 de 6 cilindros em linha biturbo a gasolina capaz de desenvolver 306 cv e 40,7 kgfm.

E a versão topo de linha denominada 550i e esconde debaixo do capô um motor 4.4 biturbo com 407 cv e 61,1 kgfm. Todas as versões virão com a transmissão automática de 8 velocidade e sistema de tração integral XDrive, que distribui o torque para as rodas em diferentes doses de acordo com a necessidade.

Derivado da Série 5, o Gran Turismo tem interior digno do Série 7, modelo mais luxuoso da BMW. Bancos e console são revestidos de couro e o teto solar elétrico panorâmico se estende por praticamente toda capota.

No centro do painel do carro, a montadora alemã instalou a última geração do sistema iDrive, que monitora funções de áudio e vídeo (incluindo câmeras de auxílio de estacionamento, presentes na traseira e laterais do carro), ar-condicionado, navegador e computador de bordo. O motorista acessa o equipamento por intermédio de uma tela de 10″ com comando “touchscreen”.

As linhas do BMW Série 5 GT é parecida com a do X6, especialmente na caída do teto. Mas a frente é muito parecida com a do Série 7. O Série 5 GT é o último trabalho do estilista Chris Bangle da BMW.

Voltar ao topo