BMW Série 1 Coupe

bmw120707.jpgO próximo lançamento mundial da BMW, o Série 1 Coupé, parece um Série 3, mas é um Série 1. Começará a ser comercializado no início de 2008 custando cerca de 1 mil euros a mais do que o modelo Hatchback, isto é, aproximadamente 31 mil euros (cerca de R$ 80.500,00).

Em comparação ao modelo compacto, o novo cupê é 12,1 centímetros mais comprido, medindo 4,36, metros contra 4,23 m do "hatch". A altura é praticamente a mesma e, em função de trazer os mesmos motores e equipamentos, a novidade é somente 5 quilos mais pesada que o Série 1 de três portas. Perante o Série 3 Coupé, o novo modelo é 45 kg mais pesado.

Todas as versões têm as mesmas características. A única que foge à regra é a 135i (fotos), que conta de série com o "kit M" – pacote de equipamentos esportivos que será comercializado como opcional nas demais configurações. A BMW se refere ao Série 1 Coupé como um modelo 2+2. Mas (pelo seu tamanho e espaço interno) apenas crianças viajam com conforto na parte traseira.

Seu porta-malas tem capacidade para 370 litros (40 litros a mais que a versão "hatch"), que pode ser ampliada com o rebatimento do banco traseiro. A nova gama estará disponível nos motores a diesel 120d (177 cavalos de potência) e 123d (204 cv) e nos propulsores a gasolina 128i (230 cv) e 135i, de 306 cv. Entre estes motores, destaca-se o 123d, que estará disponível somente no Série 1 Coupé, mas (em breve) equipará a configuração "hatch".

Os modelos 120d e 123d, ambos a diesel, contam com motores 2.0l 16V, de quatro cilindros. O primeiro traz turbocompressor variável, que credencia o 120d a realizar a aceleração de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e, segundo dados da montadora alemã, percorrer cerca de 20 quilômetros com um litro de combustível. Em comparação ao modelo Série 1 compacto, as mudanças mecânicas foram poucas, mas relevantes.

A configuração Coupé traz novo diferencial traseiro (menor e com menos deslizamento) e sistema de freios diferenciado. A versão 135i tem (de série) pinças fixas nas quatro rodas, com seis pistões na frente e dois atrás. O Série 1 Coupé estará disponível em 11 cores (das quais oito metalizadas), de maneira que uma tonalidade de vermelho será exclusiva para o modelo, e quatro cores de tapeçaria. A cor Azul Le Mans estará disponível somente para os modelos com "kit M". O novo modelo da BMW chegará ao mercado só em 2008.

Voltar ao topo