Olha que notícia! O Brasil inteiro ganhou só duas concessionárias autorizadas Mini. E uma delas fica em Curitiba. A Euro Import. Isso mesmo, a revenda curitibana atenderá compradores interessados em adquirir o “carrinho” que ganhou notoriedade no mundo.
A partir de 2009 os modelos da marca inglesa Mini serão comercializados oficialmente no Brasil. Hoje, a marca pertence à alemã BMW, que comercializa automóveis no Brasil há 12 anos. Mas o projeto vai muito além, pois a idéia é montar uma rede exclusiva de concessionários para vender o Mini e prestar serviços de pós-vendas, com lojas em Curitiba, São Paulo, e Rio de Janeiro. Na América do Sul, o Mini é comercializado oficialmente na Argentina, Venezuela e Chile.
Sua versão esportiva “S” tem motor de 4-cilindros em linha de 1.6 litro, com turbocompressor. Sua potência é de 175 cv a 5.500 rpm e o torque é de 24,4 kgm. A velocidade final do compacto esportivo é de 225 km/h e o peso total é de 1.205 kg. Para chegar aos 100 km/h, este modelo, segundo a montadora, leva 7,1 segundos.
Tudo começou em 1957, quando Leonard Lord, presidente da British Motor Corporation (BMC), decidiu desenvolver um carro pequeno confiável e eficiente para os consumidores. Naquela época, a Inglaterra estava no meio de uma crise de petróleo e carros econômicos era uma necessidade.
Por fim, novo conceito do carro é apresentado ao público durante o Salão do Automóvel de Paris, 60 cm mais longo e 30 cm mais largo que a versão anterior. Na oportunidade, um grupo de jornalistas especializados, de todo mundo, elegeu o Mini Cooper como o “Carro mais importante do Século XX”. Vamos aguardar, portanto, a chegada dessa “lenda” que vem encantando o mundo por décadas.