Muitos países estão se conscientizando de que os veículos de duas rodas serão os responsáveis pela melhora do fluxo do tráfego nos grandes centros urbanos.
Aliados à mobilidade, a questão ambiental e a segurança do motociclista também têm sido amplamente discutidos, principalmente na Europa. Tanto que a BMW se interessou pelo assunto.
Para reduzir o número de acidente, que na sua grande maioria ocorrem em perímetro urbano, e diminuir os impactos ao meio ambiente, foi que a BMW desenvolveu o C1-E.
Baseado no “scooter” C1, fabricado entre 2001 e 2002, o protótipo oferece ao piloto um elevado nível de segurança ativa e passiva, além de ser impulsionado por um motor elétrico.
Neste conceito desenvolvido divisão de duas rodas da BMW, (a Motorrad), o motor elétrico foi projetado para uso estritamente urbano e utiliza componentes fabricados pela Vectrix, marca especializada em “scooters” elétricos de grande porte.
O motor obtém sua energia de uma bateria de íon-lítio, que lhe garante boa autonomia. Assim, o C1-E tem força suficiente para rodar com desenvoltura por ruas e avenidas. Como alternativa, o projeto do “scooter” BMW também pode ser equipado com motores de combustão interno com baixo nível de emissão.
Outro detalhe que faz do C1-E um veículo ideal para uso urbano é sua carenagem com pára-brisa e cobertura que protegem o piloto do vento e da chuva.
Ele tem um encosto similar ao de automóveis, acompanhado de um cinto de segurança de quatro pontos. Além disso, atrás do banco há espaço para transportar pequenos objetos. O “nariz” foi desenvolvido para ser integrado às barras superiores, que protegem em caso de capotamento.
Por enquanto a BMW não pretende produzir o C1-E em série. Entretanto, a montadora alemã que sempre foi sinônimo de pioneirismo e avanços tecnológicos, estuda a possibilidade de produzi-la. Quem sabe, dentro em breve possamos ver o “scooter” elétrico da BMW ganhar as ruas e avenidas dos principais centros urbanos do mundo.