BMW apresenta conceitos i3 e i8

Definitivamente a BMW entrou na era do carro ecológico. A montadora alemã antecipou na sexta-feira passada, os primeiros detalhes dos conceitos i3 e i8, os dois primeiros veículos de sua nova linha de automóveis de baixa emissão, que terão a letra “i” para denominação.

O visual dos carros, embora interessantes, estão muito a frente de nosso tempo, em especial a decoração interna ao estilo “nave espacial”. Os veículos inclusive funcionam normalmente por meios próprios, tanto que foram flagrados em testes nas regiões gélidas da Escandinávia.

No entanto, as versões definitivas do i3 e i8 são esperadas somente para 2013. Os carros serão apresentados ao público durante o Salão de Frankfurt, em setembro próximo.

BMW i3 Concept

Trata-se de uma nova proposta de veículo familiar em regiões urbanas. O monovolume ecológico i3 é a evolução do projeto MegaCity, iniciado em 2010. Pode transportar  4 ocupantes e o porta-malas comporta 200 litros de bagagem.

Sua propulsão vem do motor elétrico de 170 cavalos de potência e torque máximo de 25,4 kgfm, no primeiro giro do eixo. O “combustível” do i3 é energia elétrica armazenada em baterias de íon lítio, alojadas na parte traseira do carro. A recarga é feita por rede elétrica convencional e leva cerca de 6 horas.

Em movimento, o modelo ainda obtém eletricidade com ajuda do sistema de freios regenerativos, que converte a energia cinética das frenagens em carga extra para a bateria.

Afirma a BMW que o i3, em regime urbano, pode rodar até 160 km e seu desempenho é condizente com a proposta. A montadora revela que o carro acelera do 0 aos 100 km/h em 8 segundos e tem velocidade máxima limitada em 150 km/h.

BMW i8 Concept

Versão “semi-definitiva” do aclamado conceito Vision EfficientDynamics, o i8 viajou o mundo marcando presença em Salões internacionais, inclusive no Salão do Automóvel de São Paulo em 2010.

Diferente do monovovule que é totalmente elétrico, o i8 nasce híbrido. O modelo tem o mesmo motor elétrico do i3, com 170 cv, e um motor 1.5 turbodiesel três cilindros com mais 220 cv e 30,5 kgfm. Explica a montadora alemã, que a força do motor a combustão atua somente no eixo traseiro, enquanto a fonte elétrica assume as rodas dianteiras.

Promissor é o desempenho do i8 divulgado pela BMW. A marca diz que o modelo vai da imobilidade aos 100 km/h em 5 segundos e continua acelerando até os 250 km/h, velocidade máxima limitada eletronicamente. E o consumo de diesel é espantoso: 33,3 km/l em média.

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