Mas a GM do Brasil, para aumentar a participação de mercado da Blazer, vitimada pelo estrondoso sucesso do EcoSport, respondeu com o lançamento da versão especial Advantage, que apresenta uma boa relação custo-benefício. Trata-se de versão despojada para ter preço mais próximo e tentar recuperar mercado.
Impedida momentaneamente de criar um concorrente tão virtuoso como o carro da Ford, a GMB tratou de criar uma alternativa para tentar abatê-lo. Apanhou sua ex-bem-sucedida Blazer, na versão mais simples, a 2.4 a gasolina (mesmo motor da família Astra com cilindrada aumentada), retirou-lhe boa parte dos dispositivos que compunham um pacote "top" de linha, tornou-a mais acessível e… pronto. Nasceu assim a revigorada Blazer Advantage, bem ao gosto e ao preço do consumidor.
OLHO CLÍNICO
Mas não desanime: adquirir um carro como a Blazer Advantage não parece tão desalentador: ela fica devendo acionamentos elétricos de espelhos, travas e vidros, mas vem equipada com ar-condicionado e direção hidráulica como itens de série. Além disso, a robustez continua sendo imperativa no modelo, assim como sua boa aceitação no mercado de usados.
Quem compra uma Advantage não está muito preocupado com o consumo. Acelerar de 0 a 100 km/h em 13 segundos não parece de todo mau. Pelo contrário. Trata-se de um desempenho bem atraente para um carro desse porte, lembrando que ela pesa mais de 1,7 tonelada e o motor 2.4 de quatro cilindros e oito válvulas fornece 128 cavalos de potência.
Durante a avaliação, tanto no trecho entre Curitiba/Toledo e na subida da Serra do Mar na BR-277 na volta do litoral, a Advantage teve desempenho soberbo. Mas se a performance não sai prejudicada, espere até verificar o consumo: 8 km/l na cidade e (apenas) 10,2 km/l na estrada. E nem pense em atingir essa marca se estiver viajando com família e bagagem…
No que diz respeito a conforto interno, as vantagens são claras no aproveitamento de espaço. Grandalhona, a Advantage acomoda muito bem cinco pessoas, embora traga o antigo problema da suspensão traseira mais ríspida, que, por ser elaborada para um veículo de carga (picape S10), construída com eixo rígido e feixe de molas, tem maiores adjetivos na robustez do que no conforto.
A recalibragem executada pela montadora em toda a suspensão da Blazer 2005 denotou sensíveis melhoras no sobe-e-desce dos buracos, em que não se pula mais como nas versões anteriores. E a Advantage está bem ao gosto (e ao preço) do consumidor. Pode conferir. É só realizar o "test-drive" que as revendas oferecem. (BN)
FICHA TÉCNICA
BLAZER GASOLINA 4×2
MOTOR
Modelo: C24SE
Disposição: Longitudinal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm 3 ): 2.405
Válvulas: SOHC, duas válvulas por cilindro
Injeção combustível: M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)
Taxa de compressão: 9,6:1
Potência máxima líquida: 128 cv a 4.800 rpm
Torque máximo líquido: 21,9 kgfm (215,0 Nm) a 2.600 rpm
Combustível recomendado: Gasolina
Rotação máxima do motor (rpm): 6.000
Consumo NBR 7024 (km/l): Cidade: 8,0 – Estrada: 10,2 – Média: 9,1
TRANSMISSÃO
Modelo manual: FSO 1305A
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas
SUSPENSÃO
Dianteira: Independente, braços articulados e barra de torção, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Traseira: Mola parabólica com segundo estágio em batente de cellasto, amortecedores transversais telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Direção: Hidráulica, esfera recirculante
Direção redução: 13,0:1 a 15,0:1
Direção número de voltas (batente a batente): 3,0
Diâmetro de giro (m): 11,7
FREIOS
Tipo: Discos ventilados dianteiros, tambores traseiros, com sistema de freios anti-blocante (ABS) nas rodas traseiras (nas quatro rodas na versão Tornado)
RODAS/PNEUS
Roda tamanho e tipo: 15 x 7 Aço (Colina PDC)
Pneus: 225/75R15 (Colina PDC)
CAPACIDADES
Porta-malas (litros): 435 à 1.715
Carga útil (kg): 745
Tanque de combustível (litros): 70
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h): 155
Aceleração 0 a 100 km/h (s): 13s0
Aceleração 0 – 400 m (s): 18s7