Bentley Mulliner: a limusine da rainha

Para comemorar o Jubileu de Ouro da rainha da Inglaterra, a Bentley apresentou a limusine Mulliner, tradicional marca inglesa fundada em 1760 e que preparou o primeiro modelo de luxo para a Bentley, em 1924. Em relação aos concorrentes, como a alemã Maybach, o modelo inglês tem uma infinidade de itens de personalização e vários componentes desenvolvidos a mão.

Tudo foi feito com esmero, da lataria aos detalhes. As peças de madeira de lei, por exemplo, são feitas pela própria Mulliner, assim como o revestimento de couro (geralmente de búfalo). O tempo que se gasta para fabricar uma limusine dessas também é fora do comum. A manopla do câmbio, de madeira maciça, leva 12 horas para ficar pronta. Outro exemplo é o acabamento de couro do volante: 18 horas. No caso das cortinas de seda e algodão, são duas semanas de fabricação e mais dois dias para montar.

Os equipamentos disponíveis são os mais requintados já vistos em um automóvel produzido em série. O sistema multimídia pode incluir telas de vários tamanhos. As menores são de 6,5 polegadas e vão instaladas nas costas dos apoios de cabeça dianteiros. O computador de bordo é um PC de 1 GHz de velocidade, com disco rígido de 20 “gigabytes” e 256 “megabytes” de RAM. O teclado funciona sem fio. No lugar dos conhecidos porta-copos, há suportes para champanha. As luzes de cortesia funcionam com fibra ótica.

Proteção máxima é outra garantia que a Bentley dá aos que comprarem uma dessas exclusivas limusines. A blindagem faz parte do projeto do carro desde os primeiros passos da concepção, o que torna itens como suspensão, freios, controle eletrônico de estabilidade e estrutura totalmente adaptados ao peso. A resistência balística suporta tiros de pistola 7.62mm, rifles AK47 e até uma explosão provocada por duas granadas detonadas simultaneamente em cima da capota. Nada mal.

O motor é um V8 6.75 litros de 400 cavalos e brutais 85,2 kgfm de torque a apenas 2.100 rpm. Segundo os números divulgados pelo fabricante, a limusine Mulliner acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos e atinge 200 km/h. A marca inglesa raramente divulga a potência do motor de seus modelos, dizendo apenas que é “suficiente”.

Voltar ao topo