Discretas modificações realçam
a esportividade do modelo.

No Salão de Frankfurt que fecha suas portas para o público no fim deste domingo, a esportividade está em alta. Pelo menos no estande da Audi, onde, entre o TT e o RS6, está o novíssimo Audi S4 Cabriolet – o primeiro modelo conversível da linha S -, que combina as qualidades do A4 Cabriolet com o potente motor V8 do S4 e a segurança da tração “quattro”.

Para receber o novo motor, o S4 Cabriolet ganhou sutis modificações exteriores que acentuam seu perfil esportivo. As grandes tomadas de ar, na frente, são um exemplo, assim como os faróis de xênon com moldura interna de titânio e os suportes dos retrovisores de alumínio. Na traseira, de ambos os lados, destacam-se os robustos canos de escape já característicos dos modelos S. As rodas de alumínio de 18 polegadas, com o emblema S ao centro, recebem pneus 235/40 R18.

Internamente, basta olhar o novo Cabriolet para perceber que se trata de um S4. O painel de instrumentos circulares e demais mostradores no típico cinza dos modelos S, o volante esportivo de couro, de três raios, com o emblema da série no centro, reforça essa convicção. Para maior comodidade dos ocupantes, o S4 Cabriolet incorpora assentos esportivos combinando Alcantara e couro, e que incluem apoio lombar e grande variedade de posições eletricamente ajustáveis.

Conduzir um conversível é certamente uma das formas mais encantadoras de se mover sobre quatro rodas, principalmente no caso do S4 Cabriolet, quando o simples acionamento de um botão faz a capota eletro-hidráulica se abrir ou fechar automaticamente em menos de 30 segundos. Durante esse processo, os vidros laterais também descem ou sobem por si sós, dispensando-se outros mecanismos. Ao ser aberta, a capota do S4 Cabriolet fica totalmente abrigada atrás dos assentos posteriores, sem interferir na harmonia da carroceria.

Adicionalmente, em caso de capotamento, duas barras controladas por sensores são automaticamente acionadas atrás dos assentos traseiros, formando com o pára-brisa uma gaiola de proteção para os quatro ocupantes. Dessa forma, em caso de colisão, fica assegurada para eles o mesmo nível de proteção do oferecido pelo sedã.

O motor de oito cilindros do S4 Cabriolet proporciona 344 cv de potência a 7 000 rpm e poderoso torque de 410 Nm a partir de 3 500 rpm, o que não deixa dúvidas quanto à vocação esportiva do modelo. O S4 Cabriolet acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e alcança a velocidade máxima, regulada eletronicamente, de 250 km/h -, tudo acompanhado de um som discretamente provocante produzido pelo sistema de escape. (BN)