Audi RS6 é lançado em Campos do Jordão

No fim de agosto, a Audi começa a comercializar no País, nas versões Sedã e Avant, o RS6, que leva ainda mais longe os limites da esportividade. Produzido em pequena escala – de 30 a 40 unidades deverão ser comercializadas no Brasil -, ele é simplesmente o primeiro modelo de série do mundo a vir equipado com um motor V8 biturbo.

Com ajuste final dado pela Cosworth, na Inglaterra, onde são colocados os dois turbos e os respectivos “intercoolers”, esse motor chega ao RS6 desenvolvendo 450 cv de potência, o que significa aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 250 km/h. E o RS6 leva menos de 18 segundos para chegar a 200 km/h, tempo semelhante ao que um modelo de mil cilindradas leva para alcançar 80 km/h.

Além de ser um dos modelos mais rápidos do mundo, o RS6, graças à tecnologia biturbo, disponibiliza a força máxima de seu motor, de 560 Nm, numa ampla faixa de rotação, de 1 950 rpm a 5 500 rpm. Com isso, mesmo no trânsito urbano, em segunda ou terceira marcha, já se sente o vigor de suas respostas, o mesmo ocorrendo na estrada na hora das ultrapassagens.

Visualmente, o RS6 também traz particularidades. Na frente, as alterações podem ser notadas nas três grandes entradas de ar – a central serve para refrigeração de óleo e água, enquanto as laterais são para os “intercoolers”. Da mesma forma, o “spoiler” dianteiro tem como função melhorar o efeito-solo do carro, mantendo-o firmemente no solo em altas velocidades. Os faróis são xênon, nos fachos baixo e alto.

Na traseira, destacam-se as duas saídas ovais de escapamento e o discreto aerofólio no alto da tampa da versão Avant – o sedã, em vez disso, tem uma extensão na tampa do porta-malas. Nas laterais, chamam a atenção as grandes rodas de aro 18, com nove raios, além das saias aerodinâmicas, que visualmente aproximam o carro do chão. Os frisos e retrovisores são de alumínio fosco.

O apelo esportivo do RS6 também está presente do lado de dentro. Os bancos Recaro oferecem amplo apoio lateral, garantindo conforto mesmo em longas viagens. O volante de três raios e a manopla da alavanca de câmbio são revestidos de couro perfurado. Apesar de toda a esportividade, o RS6 também é um carro para uso no dia-a-dia, oferecendo para isso requintes como sistema auxiliar de estacionamento (Acoustic Parking System) à frente e atrás, seis “air bags”, inclusive de cabeça.

Voltar ao topo