Audi do Brasil acaba de anunciar a chegada ao mercado nacional do R8 equipado com motor 5.2 FSI V10, o mesmo motor que equipa o Lamborghini Gallardo LP560-4, com 532 cavalos de potência. Ele ajuda o superesportivo a acelerar de 0 (zero) a 100 km/h em apenas 3,9 segundos.

continua após a publicidade

O R8 V10 foi apresentado oficialmente em janeiro, durante o Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos. De acordo com a marca dos quatro anéis, ele é equipado com um câmbio automático de seis marchas e é capaz de entregar 532 cavalos de potência a 8.000 rpm e 54 kgfm de torque. Nessa configuração, o cupê está habilitado a acelerar de 0 (zero) a 100 km/h em 3,9 segundos e atingir a velocidade máxima de 316 km/h.

Seu interior tem assentos com aquecimento e revestimento de couro Nappa, sistema de navegação via satélite e aparelhagem de áudio assinada pela empresa Bang & Olufsen.

A instrumentação e a alavanca de câmbio vêm com detalhes em vermelho. O superesportivo pode ser personalizado com discos de freio de cerâmica, dispositivo de auxílio de estacionamento dotado de câmera traseira, além de vários tipos de forração de couro.

continua após a publicidade

No pacote de equipamentos do R8 V10 destacam-se o sistema de tração integral quattro e a tecnologia de construção de carroceria ASF (Audi Space Frame), que utiliza alumínio combinado a outros componentes metálicos para tornar a estrutura do carro mais leve e resistente. O modelo tem ainda o dispositivo Magnetic Ride que adapta a suspensão do veículo de acordo com as características do piso e da forma de guiar do motorista.

Também fazem parte do pacote de equipamentos rodas de 19 polegadas calçadas com pneus 235/35, no eixo frontal, e 205/30, no traseiro, com monitoramento de pressão e freios a disco perfurado, com pinças de oito pistões na frente e quatro, atrás.

continua após a publicidade

Parte de seu desempenho se deve ao baixo peso da carroceria – 1.620 quilos – e do motor – 258 quilos, ou 31 kg mais pesado que o motor V8 -, além da distribuição de peso: 44% no eixo dianteiro e 56%, no traseiro.

Ainda segundo a Audi, o V10 traz tecnologia “common rail” de injeção direta de combustível e percorre 7,3 km com um litro de combustível.

Com a oferta do V10, a gama R8 no País passa a contar com duas versões, além da equipada com motor 4.2 litros FSI V8 que é vendida por aqui desde meados do ano passado, por R$ 555 mil. Com preço sugerido fixado em R$ 696,5 mil, o Audi R8 V10 fez sua estréia diante do público brasileiro durante a abertura da 2ª edição da Bienal do Automóvel de Belo Horizonte, em Minas Gerais.