Um marco da alta performance e do design exclusivo está sendo lançado mundialmente em Las Vegas, nos Estados Unidos, para alegria dos admiradores de superesportivos de alto luxo. O modelo foi apresentado pela primeira vez há três anos no Salão do Automóvel de Frankfurt, como o protótipo Le Mans Quattro, derivado do modelo de competição R8, que venceu cinco vezes a tradicional corrida 24 Horas de Le Mans.
À primeira vista, o novo R8 mostra toda sua categoria. O superesportivo tem uma traseira robusta e musculosa, que parece pronta a partir em disparada, como um corredor na linha de largada. O posicionamento do motor, atrás do cockpit, é típico dos veículos de competição. A posição central do propulsor permite melhor distribuição de peso, com 44% na dianteira e 56% na traseira.
Característica da Audi, a grade frontal trapezoidal tem à esquerda e à direita grandes entradas de ar adicionais. É a primeira vez que os quatro aros da marca são colocados sobre o capô do motor, acima da grade. Os faróis, com cobertura de cristal transparente, têm inovadora tecnologia LED. O R8 é o primeiro automóvel fabricado em série que oferece, como opcional, a possibilidade de equipar todas as funções dos faróis principais (luz alta, baixa, diurna e dos piscas) com tecnologia led. Estas três letras são a abreviação de light-emitting diodes (diodos emissores de luz) e representam tecnologia que oferece vantagens adicionais e vida útil maior para os sistemas luminosos.
A arquitetura do cockpit é totalmente voltada para o condutor.
O painel de instrumentos localizado acima do console central, está ligeiramente inclinado em direção ao piloto. Outra característica típica dos esportivos Audi é o volante com a parte inferior achatada, o que permite acesso mais confortável ao esportivo. Atrás dos bancos há espaço para grandes bolsas de viagem e até para duas sacolas de golfe. O compartimento de bagagem na dianteira tem capacidade de 100 litros.
O motor FSI V8, localizado antes do eixo traseiro, pode ser admirado através de grande abertura de vidro na traseira ou mesmo de dentro do habitáculo. Os números impressionam: a 7.800 rpm, o motor de 4,2 litros gera 420 hp.O torque máximo é de 430 Nm, disponível entre 4.500 e 6.000 rpm. Ao menos 90 por cento do torque máximo estão disponíveis numa ampla faixa de rotação, entre 3.500 e 7.600 rpm. Com isto, o propulsor proporciona máxima aceleração em quase todo tipo de situação ao volante. A performance do modelo também impressiona: o R8 acelera de 0 a 100 km/hora em 4,6 segundos e tem velocidade máxima de 301 km/hora.
O novo Audi R8, com seus genes de campeão, é fabricado na unidade da montadora de Neckarsulm, na Alemanha, e foi destaque do Paris Motor Show, no final do ano passado. O superesportivo da marca dos quatro anéis chega ao Brasil em outubro.


