Audi mostra nova geração do A3 em Genebra

A Audi revelou imagens do A3 de segunda geração, que será destaque de seu estande no Salão de Genebra, na Suíça, em março. O sonho de consumo de milhares de brasileiros acaba de mudar. Entre as principais novidades estão as ofertas de motor V6 e da caixa manual pré-seletiva DSG.

Ao contrário do modelo anterior, lançado em 1996, o novo A3 terá três versões de carroceria com formato e dimensões distintas: o três-portas agora apresentado, o cinco-portas e a perua Avant. Não faltará uma variação fora-de-estrada, talvez com o nome Allroad e similar em proposta ao conceito Steppenwolf.

Cinco motores compõem a oferta do novo médio-pequeno da marca de Ingolstadt. Os três a gasolina são de 1,6 litro e 102 cv, 2,0 litros e 150 cv (com injeção direta FSI) e V6 de 3,2 litros e 241 cv, similar ao do TT 3.2 Quattro. Este motor estava fazendo falta ao A3, já que o próprio “primo pobre”, o Golf R32, o oferecia. Os motores turbodiesel são de 1,9 litro/105 cv e 2,0 litros/ 147 cv, este com quatro válvulas por cilindro.

O Audi A3 cresceu, mas pouco: chega a 4,20 metros de comprimento, 1,76 m de largura e está 1 cm mais baixo ?ótima notícia para os que rejeitam os novos “hatches” com jeitão de minivan. O entreeixos passou de 2,51 para 2,58 m.

O estilo, obra de Walter de Silva (o mesmo que já fez milagres na Alfa Romeo e na Seat), tem o mérito de manter a identidade do modelo anterior, ao mesmo tempo em que lembra o novo A8, sobretudo pelos faróis e lanternas traseiras. As pequenas janelas laterais e a alta linha de cintura permanecem.

Seu interior foi inspirado no esportivo TT, como se percebe pelo console de formas retas e os difusores de ar circulares. Curioso: o acelerador é montado no assoalho, e não suspenso. Três padrões de acabamento – Attraction, Ambition e Ambiente – serão oferecidos aos europeus.

O novo Audi A3 de três portas pode chegar ao Brasil como importado, talvez em 2004. O cinco-portas, que vem mais tarde, é que poderá ser fabricado em São José dos Pinhais (PR), pois é a versão de maior demanda do modelo atual e poderia também ser exportado.

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