A aparência do jipinho mostra clara semelhança com o irmão maior Q7. Na sua dianteira, destaca-se a grade frontal em forma de trapézio e a identificação visual da marca. A peça tem barras verticais e o emblema das quatro argolas. De série o Q5 vem com controle de estabilidade, freio de estacionamento eletromecânico, climatizador automático e um ?display? em seu painel de instrumentos, que mostra, por exemplo, a marcha ideal recomendada para se dirigir de modo mais eficiente.
No mercado europeu o Q5 será comercializado com três tipos de motores: um a gasolina (2.0 litros TFSI) e dois, a diesel (2.0 e 3.0 TDI). A transmissão da potência para suas rodas é feita por meio de um diferencial Torsen e com a ajuda de caixa de câmbio de sete marchas S-tronic, com trocas por intermédio de hastes situadas atrás do volante.
O Q5 é o novo ?todo terreno? ligeiro da Audi e seu porta-malas tem capacidade para 540 litros, que com os bancos rebatidos pode chegar a 1.560 litros. Seus pneus de série têm medidas 235/65 e são montados em rodas de 17 polegadas. Opcionalmente o Q5 pode vir equipado com rodas de 20 polegadas.
De acordo com o jornal alemão Süddeutsche Zeitung, a Audi estaria planejando construir uma fábrica no norte da China, juntamente com a montadora local Changchun, com o objetivo de produzir, nesse local, o utilitário esportivo compacto Q5.