Audi mostra a versão 2011 do A8 na Europa

Imagens e especificações técnicas do novo Audi A8, maior sedã de luxo da marca foram liberadas.

O modelo 2011, além de possuir novas formas -que reduziram seu coeficiente aerodinâmico para apenas 0,26-, terá inicialmente na Europa, como opções de motorização o 4.2 V8 FSI a gasolina e o 4.2 TDI (turbo diesel) que receberam aprimoramentos. Com a carroceria construída em alumínio, o Audi A8 possui 5,13 metros de comprimento, 1,94 metros de largura e 1,46 metros de altura, além do entreeixos de 2,99 metros.

De acordo com a montadora alemã, além de sua rigidez torcional ter aumentado em 25%, (tornando-o mais estável e dinâmico), o habitáculo foi redesenhado visando aproveitar melhor o espaço, além de criar um ambiente mais confortável.

O modelo ainda conta com suspensão regulável a ar, sistema de som com 19 alto-falantes, computador com duas telas de LCD com 10.2″, que permite administrar os recursos do Bluetooth, comunicação, HD com 20 GB, além de assentos com massageador.

Equipado com motor 4.2 FSI o Audi A8 desenvolve 372 cavalos de potência e 45,4 kgfm de torque, responsáveis por acelerar o sedã aos 100 km/h em 5s7 e a atingir uma velocidade máxima de 250 km/h.

De acordo com a montadora, o motor tem consumo médio, em ciclo misto, de 10,5 km/l, uma redução de 13% no valor em relação ao modelo anterior, apesar do acréscimo de 22 cv.

Já o novo motor 4.2 TDI produz 350 cv e 81,6 kgfm de torque, que levam o A8 aos 100 km/h em 5s5 e a velocidade máxima de 250 km/h. De acordo com a Audi este motor, apesar de produzir 24 cv e 15,3 kgfm a mais de torque que o predecessor, ficou 19% mais econômico, atingindo a média de 13,2 km/l em ciclo misto. A emissão de CO2 é de 199 g/km.

De acordo com informação divulgada pela montadora, outras duas opções de propulsores serão disponibilizadas após o lançamento do sedã. Trata-se de um 3.0 V6 TDI, que gera 250 cv e 56 kgfm e consome 15,1 km/l de diesel, além de outra versão do mesmo propulsor que produz 204 cv e alcança média de 16,6 km/l. Esta última será a única opção do modelo com tração dianteira. Todas as variantes do A8 contarão com um novo câmbio automático de 8 marchas.

Também consta da lista de série do sedã sistema ESP (controle eletrônico de estabilidade), ABS (antitravamento das rodas) e um novo sensor de obstáculos, que freia o veículo para evitar acidentes. Para Rupert Stadler, presidente do conselho administrativo da Audi,

“O novo A8 é o mais esportivo sedã em seu segmento”. “Ele combina diversas funções de uma maneira nova e inteligente, assim como traz elementos estilísticos da parte externa para o interior”, completou.

Voltar ao topo