ja611.jpgO Salão de Detroit, evento anual automobilístico norte-americano, se caracteriza por bons lançamentos, carros conceito e esportivos surpreendentes. E uma das principais novidades da edição 2005 veio da Audi: o carro-conceito Allroad, a evolução da perua de grande sucesso da marca. A Audi mostra no Salão de Detroit (EUA), que abriu suas portas para a imprensa no último dia 9, mas vai até o dia 23 para o público, o protótipo da nova perua Allroad Quattro com apelo fora-de-estrada.

Com 4,93 metros de comprimento por 1,89 de largura, o carro garante espaço de sobra, tanto para os ocupantes quanto para suas respectivas bagagens. Além disso, possui "design" que segue o estilo da nova perua A6, moderno sem perder a vocação "off-road" graças a seus pára-choques envolventes e as enormes rodas de liga leve de 19" calçadas com pneus 255/45. Os faróis são de "xenon", incluindo as lanternas traseiras e os pisca-alertas. O teto solar também é bastante diferente, constituindo-se em duas áreas envidraçadas, sendo a primeira de abertura elétrica. Mas vem com detalhes exclusivos, como proteção do cárter do motor aparente e de alumínio, carcaças dos retrovisores cromadas, saídas de escapamento embutidas nos pára-choques traseiros envolventes, além de grupo ótico com "leds" no lugar de lâmpadas.

ja613.jpgComo era de se esperar, a Audi escolheu um potente motor para equipar o modelo: trata-se de um V8 4.0 l Tdi a diesel capaz de gerar 286 cv de potência e 66,3 kgfm de torque, capaz de fazer o Allroad atingir os 100 km/h em 6s4 e atingir 250 km/h. A suspensão é a ar e controlada eletronicamente. Com isso, a altura livre do solo pode variar entre 16 e 21 centímetros, conforme as condições de rodagem. Mas sofisticado mesmo é o sistema que faz o volante vibrar caso o carro saia da trajetória ideal, o que serve de sinal de advertência. Além disso, há sensores que monitoram a área ao redor do carro e, por meio de luzes-espia, avisam que há perigo iminente.

ja615.jpgUm dos destaques deste carro conceito é um sistema chamado de "Road Vision", tecnologia que reconhece as condições e o tipo de piso e estrada que o veículo está andando, altamente necessário para um automóvel que é capaz de percorrer todos os tipos de terreno. Conta também com "Side Assist", tecnologia que mapeia informações por meio de detectores, de toda a área ao lado e atrás do modelo, a fim de que o condutor esteja atento à aproximação de automóveis.