Audi apresenta o R10 em Paris

ja873.jpgNo último dia 13, a Audi apresentou em Paris, o projeto mais ousado da sua divisão esportiva (Audi AG): o modelo de competição R10. O protótipo é o primeiro impulsionado por um motor a diesel de 5,5 litros, todo de alumínio, com tecnologia TDI V12 e mais de 650 cavalos de potência. O novo carro é a principal aposta da montadora alemã para brigar pelas primeiras posições na tradicional 24 Horas de Le Mans e outras corridas de resistência. Extremamente silencioso e econômico, o R10 chega para ser o sucessor do bem-sucedido R8, vencedor de 61 das 77 provas disputadas até este ano.

Com o R10, a Audi mergulha em um território ainda pouco conhecido, que é o do motor a diesel. ?O novo protótipo vai ajudar os técnicos da Audi a extrair o máximo de informação da nova tecnologia TDI?, comentou Martin Winterkorn, um dos presidentes da Audi AG.

ja874.jpgSegundo Winterkorn, a Audi já entrega hoje em dia um motor a diesel a cada segundo. ?Com o investimento desse projeto, temos a expectativa de que a porcentagem de motores a diesel em nossos carros seja ainda maior no futuro?.

Comparado com o R8, o R10 traz mudanças radicais no chassi. Além disso, tem rodas mais longas que as do seu antecessor. Os pneus dianteiros são, pelo menos até agora, únicos para um protótipo de Le Mans. Novas tecnologias também foram implantadas durante o desenvolvimento do chassi de fibra de carbono. Chassi, motor e caixa de engrenagem têm formas rígidas.

?O projeto R10 é o maior desafio já enfrentado pela Audi Sport?, comentou o presidente da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. ?A tecnologia TDI ainda não chegou ao seu limite, ou seja, temos muito a explorar. Mas somos o primeiro a enfrentar esse desafio?, acrescentou.

Equipado com dois motores a diesel bi-turbo TDI de 12 cilindros em V, o novo R10 V12 é suave e silencioso, o que significa um tremendo avanço no desenvolvimento dos motores a diesel.

 Em novembro, o novo R10 completou a primeira bateria de testes de um extenso programa, que incluirá a participação nas 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos, dia 18 de março do ano que vem. Em junho, o protótipo fará sua estréia nas 24 Horas de Le Mans (dias 17 e 18 de junho).

Voltar ao topo