Audi apresenta o novo RS6 sedã

Depois de revelar as primeiras imagens da perua RS6 Avant, no começo do ano, a Audi apresenta a linha 2009 do RS6 sedã.

Ele tem o mesmo propulsor do modelo anterior, um V10 5.0 l biturbo com 580 cv de potência e 66,2 kgfm de torque. Seu bloco conta com 1,6 bar de pressão nos turbocompressores e oferece o torque máximo a praticamente qualquer rotação (entre 1.500 rpm e 6.250 rpm).

O propulsor transmite sua força por intermédio da tradicional tração integral “quattro”, mas o câmbio Tiptronic de seis velocidades teve a relação de marchas encurtada e foi aperfeiçoado para fazer trocas mais rápidas. Resultado? Uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4s5 e velocidade máxima de 250 km/h controlada eletronicamente.

As trocas de marcha também podem ser feitas por borboletas no volante, que pode ter o formato convencional ou a parte inferior ovalada, como nos carros de competição. Além das mãos, o corpo fica praticamente encaixado, graças ao banco concha, que conta com a opção de acabamento de couro ou de camurça.

Se a vontade é acelerar, a suspensão esportiva do Audi RS6 com o sistema Dynamic Ride Control (DRC) permite o ajuste dos amortecedores no modo Sport, mais rígido. Quem desejar mais emoção ainda, pode desativar o controle de estabilidade e tocar o esportivo no braço.

Mas se a intenção é fazer o V10 roncar sem perder a linha ou simplesmente gozar do conforto de um sedã de luxo, também é possível escolher entre os modos Dynamic ou Comfort.

Qualquer que seja a escolha, a segurança na entrada das curvas ficará a cargo de freios a disco de cerâmica e pneus 255/40, calçados em rodas aro 19″ ou 20″, como opcional.

O Audi RS6 sedã deverá ser apresentado oficialmente no Salão de Paris, no início de outubro, e suas vendas na Europa começam logo após o evento. Na Alemanha, o preço do modelo será de 105.550 euros (R$ 253.320). Segundo a Audi, não está prevista a chegada do esportivo ao Brasil.