As primeiras informações do RS 3, variante de alto desempenho do A3 foram divulgadas pela Audi. Equipado com, motor 5 cilindros, turbo com injeção direta de combustível, tração integral e câmbio S tronic de 7 marchas e dupla embreagem, o modelo é capaz de acelerar aos 100 km/h em 4s6 e atingir velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h.

Enquanto o A3 utiliza motor 2.0 TFSI capaz de produzir 200 cv e 28,5 kgfm de torque, e o S3 conta com o mesmo motor 2.0, porém, ajustado para gerar 256 cv e 35,7 kgfm de força, o propulsor do RS 3 disponibiliza 340 cv e 45,9 kgfm de torque para o motorista.

Para atingir tal rendimento, a montadora alemã informa que utiliza 1.2 bar de pressão no turbo, “intercooler” de alta vazão, taxa de compressão de 10.0:1 e comando de válvulas variável que pode se adiantar ou atrasar até 42º em relação ao virabrequim, de modo a oferecer torque sem sacrificar o rendimento em altas rotações.

De acordo com a Audi, apesar do desempenho, o RS 3 emite 212 g/CO2 por km e tem consumo médio combinado de 11 km/l. Para atingir tais médias, a montadora informa que utiliza sistema de freios regenerativos (que utilizam a movimentação do veículo para recarregar a bateria em desacelerações) e bomba de óleo com volume variável, que não consome potência do motor quando lubrificação não se faz necessária.

Novas lanternas de “led”, novos pára-choques, grade dianteira, frisos laterais, retrovisores em alumínio, novo aerofólio traseiro e emblemas “RS3” são os principais detalhes externos. No interior o destaque vai para os assentos esportivos e o revestimento em couro com costuras vermelhas.

Os principais itens de série do modelo são o sensor de estacionamento, ar-condicionado, faróis de xênon e sistema de som. Suas rodas de aro 19″ utilizam pneus nas medidas 235/35 nas  rodas dianteiras e 225/35 na traseira.

Os freios são de disco ventilado nas 4 rodas, sendo que os dianteiros possuem 370 mm de diâmetro, enquanto os traseiros medem 310 mm. O controle de estabilidade (ESP), diz a Audi, agora pode ser inteiramente desligado.

O modelo será produzido na unidade húngara da Audi, localizada na cidade de Gyõr. Na Alemanha, o carro deve ser vendido por 49.900 euros (cerca de R$ 117 mil).