Audi apresenta A8, carro topo de linha no Brasil

No fim da semana passada, a Audi anunciou o lançamento do A8L (de Longo), o topo de linha da “família” em nosso País. Esportividade extrema, tecnologia inovadora e alto nível de segurança e conforto resume o sedã de luxo da Audi. Mais alongado, o A8L passa a ter 5,27 m de comprimento e 3,12 m entre-eixos. Ou seja, agora tem 13 centímetros de comprimento a mais. A altura é de 1,47 m e a largura, de 1,95 m.

Sua cabine possui ar-condicionado automático, bancos dianteiros e traseiros ventilados e com função de massagem, cortinas elétricas para os vidros laterais traseiros e vidro traseiro, teto solar e sistema multimídia.

O carro vem piloto automático, sistema “stop & go” em que, em tráfego intenso, o veículo desacelera e para, voltando a rodar quando o veículo da frente se move ou quando o motorista pisa no acelerador ou alavanca, além de um sistema de acionamento automático de freios em situação de emergência que também fecha os vidros e o teto solar.

De acordo com a Audi, esse recurso evita ou atenua possíveis colisões com o veículo da frente em velocidades acima de 30 km/h ou atenuar as conseqüências de tais acidentes. Além disso, há sensores na dianteira e traseira, câmera na traseira e assistente de visão noturna, com câmera térmica no emblema frontal do carro que envia dados para o painel de instrumentos, reagindo ao calor emitido por pessoas e animais, que ficam brilhantes na tela.

O Audi A8L chegou equipado com motor a gasolina 6.3 litros, de 500 cavalos de potência e 12 cilindros em W, e 625 Nm de torque máximo, disponível a 4.750 rpm, e 500 cv de potência a 6.200 rpm. O conjunto é completado pelo câmbio Tiptronic de 8 velocidades, com controle por meio de alavanca seletora ou borboletas (“shift-paddles”) no volante, além de tração integral. De acordo com a marca alemã, esta versão da Audi vai de 0 km a 100 km/h em 4,7 segundos, tem velocidade máxima controlada em 250 km/h e consumo médio de 8 km/litro (combinado cidade/estrada). A capacidade do porta-malas é de 510 litros.

Incluindo o A8 L, de janeiro a dezembro de 2012, a marca alemã pretende lançar 20 novos produtos no Brasil. Ou seja, deverá apresentar em média um veículo a cada 15 dias.  Entre eles estão o A6 Avant e os esportivos TT RS Coupé e Roadster, que chegarão em fevereiro, e o SUV Q3, previsto para maio. O “top” de linha entre os sedãs da Audi chega com preço sugerido de R$ 625 mil.

Veja na galeria de fotos do carro.

Voltar ao topo