Audi A8, um carro para garagem de poucos

O capricho e a beleza no novo “top” de linha da Audi estão evidentes em todos os detalhes do novo Audi A8 que está chegando às concessionárias da marca. É mesmo um carrão, coisa de sonho, mas para poucos. Mas sem dúvida alguma as inovadoras soluções tecnológicas transformam o novo A8 no carro mais moderno e equipado do mundo.

Para se entrar no carro não se precisa da chave. Basta o proprietário se aproximar (com a chave no bolso), que as portas abrem automaticamente, assim como o porta-malas. Também não se precisa da chave no contato para dar a partida no motor. É só manter a chave por perto (no bolso ou porta luvas) e apertar um botão no console. Esse botão, aliás, fica em conjunto com o leitor de impressão digital, que uma vez programado realiza uma série de funções para o motorista com um simples toque do dedo. Desde o ar-condicionado, passando por ajuste de bancos, vidros até o controle do rádio.

Tudo isso é monitorado pelo computador central, uma espécie de mini TV que fica no centro do painel. Em sua tela de 7 polegadas, o mecanismo permite ao motorista interagir com toda a tecnologia do carro. O sistema é extremamente complexo, mas de fácil manuseio. Por intermédio de pequeno “joystick” redondo, localizado no centro do console, o motorista “conversa” com o computador e aciona todas as funções: troca de estações de rádio, regula o ar-condicionado, checa a bateria e pressão dos pneus, troca os canais de televisão (isso mesmo, o computador vira uma TV) e pode até escolher o melhor tipo de suspensão.

Essa é outra novidade tecnológica do carro: suspensão a ar com quatro estágios de regulagem de altura. Com isso, o motorista pode escolher entre uma posição mais alta, que privilegia o conforto, ou mais baixa, que otimiza a aderência. As novidades não param por aí, são muitas espalhadas por todo o carro: porta-malas elétrico, faróis que acompanham as curvas, banco traseiro com ajuste elétrico lombar entre outras.

O motor é um V8 4.2, de 40 válvulas e 335 cv de potência. De acordo com a Audi, o carro faz de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e alcança velocidade máxima (limitada eletronicamente), de 250 km/h. E o câmbio automático “tiptronic” de seis velocidades com borboleta no volante é uma delícia de manusear.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna