Audi A5 é um misto de conforto, “status” e prestígio

O discreto e privilegiado segmento dos cupês, disputado por modelos como o BMW 325i Coupé e o Mercedes CLK 350 Coupé, ganhou um novo competidor no Brasil. O nome dele é Audi A5.

Com carroceria de duas portas e espaço para quatro ocupantes, o novo Audi está disponível nas concessionárias da marca alemã em versão única de acabamento equipada com motor 3.2 FSI V6 de tração dianteira. Por enquanto, apenas 13 unidades do cobiçado modelo desembarcaram no País, vindas da fábrica de Ingolstadt, na Alemanha.

Com linhas esportivas e bem feitas, o cupê respira sensualidade. A combinação entre os traços do capô e o desenho dos faróis dá a ele mais imponência que o A4, assim como as linhas laterais e traseiras mais ressaltadas. As duas saídas de escape indicam a esportividade do motor V6 e as rodas são de liga-leve 17 polegadas, de série.

O interior do Audi A5 é equipado com apoio de braço central dianteiro com ajuste longitudinal, ar-condicionado automático de duas zonas com sensor de intensidade da temperatura dos raios solares, chave inteligente, console central com dois porta-copos dianteiros integrados e dois porta-copos traseiros escamoteáveis, pára-sóis com espelho e iluminação para motorista e passageiro, tomada 12 volts, porta-objetos nas portas dianteiras, rádio integrado ao “display” do computador de bordo, volante esportivo revestido em couro multifuncional (ajustes do rádio, sistema de conversação ao celular) e com borboletas para trocas de marcha.

Tem itens importantes de segurança como freios ABS com EBD e ESP, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, airbags duplos frontais, laterais dianteiros e com proteção para cabeça.

Acontece, que quando se está dentro dele, se quer mesmo é observar cada detalhe de frente, o painel de instrumentos moderno, os detalhes cromados no volante, difusores de ar e console central, que complementam o requinte do cupê. A sensação é a de que o carro te abraça. A posição de dirigir é muito agradável e os bancos são esportivos, de série, com controles elétricos de altura, ajuste lombar e longitudinal, de fácil manuseio.

Três opções de dirigir são oferecidas ao motorista: Comfort (Conforto), Auto (Automático) e Dynamic (Dinâmico), que influenciam completamente nos sistemas de direção, transmissão e suspensão do veículo.

O acionamento é feito por botões que ficam no console localizado entre os bancos.

Para os indecisos, o cupê faz a escolha sozinho: no ‘Auto’, o A5 adapta o carro automaticamente às condições da pista. Dirigir um Audi A5 é um privilégio, pois trata-se de um carro cheio de tecnologia, motor potente e excelente estabilidade. E na rua não tem quem não se vire para ver o esportivo cupê. É um carro para poucos pelo preço que é comercializado: a bagatela de R$ 254.500,00. (BN)

Ficha técnica

Motor: V6 em alumínio, com duplo comando de válvulas variável nos cabeçotes (DOHC), sistema variável de abertura e fechamento das válvulas de admissão (Audi Valvelift System) , coletor de admissão variável de 2 estágios e 24 válvulas, quatro válvulas por cilindro
Cilindrada: 3.197 cm³
Potência: 269 cv a 6.500 rpm
Torque: 33,7 kgfm de 3.500 rpm a 5.000 rpm
Câmbio: Automático Multitronic de 8 velocidades com função Sport
Compr.: 4,63 m
Largura: 1,85 m
Altura: 1,38 m
Entre-eixo: 2,75 m
Tanque: 65 litros de combustivel
Peso: 1.495 kg
Suspensão: Independente com cinco braços em alumínio, subchassi e barra estabilizadora tubular, na dianteira, independente do tipo trapezoidal com braços articulados sobrepostos em alumínio, subchassi e barra estabilizadora tubular, na traseira
Freios: Diante,iros com discos ventilados e traseiros a disco. Todos com sistema anti- travamento (ABS) com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), programa eletrônico de estabilidade (ESP) e assistente hidráulico de frenagem (HBA).
Direção: Hidráulica do tipo pinhão e cremalheira com assistência variável (Servotronic) e diâmetro de giro de 11,4 m
Consumo: 8,0 km/l (urbano), 12,km/l (rodoviário) e 9,2 km/l (misto)
Preço: R$ 254.500,00

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