Audi A3 Sportback pode ser chamado de empolgante

audia301240108.jpgÉ uma experiência fantástica dirigir o A3 Sportback. Ele não é o mais potente, nem o mais rápido carro feito pela Audi. Mesmo assim, a versão com motor 2.0 turbo que dirigimos e avaliamos é o que se pode chamar de carro empolgante. O Audi A3 Sportback não é perfeito. Deve ter alguns defeitos. Mas no momento não dá para lembrar de nenhum.

audia302240108.jpgSeu estilo não pode ser considerado uma obra de arte e também não é o ponto alto do carro. Mas a fábrica encontrou soluções, como para a enorme grade dianteira, que foi dividida por uma faixa, onde fica instalada a placa. Esse recurso inteligente deu à dianteira um visual mais leve. Seguindo tendência mundial da indústria, o carro cresceu, transformando-se num veículo de porte médio.

audia304240108.jpgInternamente, o A3 Sportback tem bancos acolhedores, combinando com seu estilo funcional e esportivo. Os bancos da frente com apoios laterais transmitem segurança na hora de fazer uma curva mais fechada. Seu painel e comandos são bem distribuídos, com boa visibilidade e fácil localização.

audia305240108.jpgPara o motorista, a regulagem de altura do banco permite que cada um se coloque da maneira que preferir: mais alto (para enxergar mais longe), ou mais baixo. Em termos de segurança, o carro tem ?airbags? laterais para os passageiros da frente e de cabeça, nas duas fileiras de bancos.

audia307240108.jpgOpcional interessante oferecido no A3 Sportback é o Open Sky, teto solar de três lâminas, que cobre também o banco de trás. E as duas áreas distintas podem ser abertas separadamente, conforme o gosto dos passageiros. Mas a surpresa maior chega na hora de dirigir. É empolgante mesmo. Pois a versão que avaliamos do Sportback tinha motor 2.0 turbo, com nada menos que 200 cavalos para 2 litros de capacidade. Motor de alta tecnologia contando com injeção direta de combustível.

audia306240108.jpgA combinação motor-câmbio é tão explosiva que, na aceleração, o carro praticamente salta para frente a cada subida de marcha. O difícil é moderar a excitação para não ser surpreendido por algum radar esquecido em meio ao entusiasmo. Na desaceleração o conjunto também trabalha, reduzindo as marchas e auxiliando a frenagem. Aliás, nas descidas em que o piloto automático está ligado, o freio é acionado automaticamente, evitando que o carro ganhe velocidade quando não desejado.

audia308240108.jpgSua direção eletromecânica varia conforme a velocidade, transmitindo mais firmeza ao motorista. Para completar, o sistema de controle eletrônico de estabilidade corrige possíveis deslizes do condutor que possam levar a derrapagens, com tal rapidez que a maioria dos motoristas nem chega a perceber. Enfim, o Audi A3 Sportback 2.0 TFSI é um esportivo agradável de dirigir, que acelera excepcionalmente e merece cuidados especiais por sua potência, para que não se pense que é piloto. A confiança no produto é tanta, que quando questionado por seus clientes, Roger Wolf Pedroso, diretor da Munich Audi, diz: ?Pegue o nosso carro de ?test-drive?, ande com ele, que depois nós voltaremos a conversar?. (BN)

Ficha técnica

audia303240108.jpgMotor

4 cilindros em linha, transversal

Cilindrada: 1.984 cm3

Potência máxima

200 cv entre 5.100-6.000 rpm

Torque máximo: 280 Nm entre 1.800-5.000 rpm

Volume do porta-malas

370 litros

Tanque

55 litros

Comprimento

4.286 mm

Distância entre eixos

2.578 mm

Largura

1.765 mm

Altura

1.423 mm

Velocidade máxima

236 km/h

Aceleração

0-100 km/h – 7 segundos

Preço da versão testada

R$ 138.700,00 (fora opcionais)

Voltar ao topo