Audi A3 2011 ganha leves retoques

A Audi apresentou o “facelift” (novo estilo) da linha 2011 do A3, que será comercializada no mercado europeu. Sem alterações mecânicas, o modelo da montadora alemã conta com inovações estéticas, tais como novo extrator de ar na traseira e lanternas escurecidas, retoques na grade frontal, pára-choque dianteiro, faróis, capô e retrovisores externos.

O A3 também conta novas rodas de aro 17″ com pintura fosca de série e pode ser equipado com conjuntos opcionais de aro 17″ ou 18″ provenientes da versão S3, além de um novo sistema de navegação.

Sua versão de entrada utiliza motor 1.2 TFSI (turbo com injeção direta de combustível) com potência máxima de 105 cavalos e produz 17,8 kgfm de torque, enquanto suas opções intermediárias são compostas pelo 1.4 TFSI, com 125 cv e 20,3 kgfm de força, e a 1.8 TFSI, responsável por gerar 160 cv e 25,5 kgfm de força.

Na versão “top” de linha movida a gasolina permanece com o motor 2.0 TFSI de 200 cv e 28,6 kgfm de torque. A montadora alemã também anunciou que a versão de 265 cv do motor 2.0 se manterá exclusivamente para o S3. As opções movidas a diesel permanecem sendo a 1.6 TDI (turbodiesel) que pode gerar 90 cv ou 105 cv e a 2.0 TDI, que varia entre 140 cv e 170 cv.

Para auxiliar na redução de emissão de poluentes e no consumo de combustível, a Audi divulgou que as configurações 1.2 TFSI, 1.4 TFSI, 1.6 TDI e 2.0 TDI contarão com sistema “Start-Stop” (que desliga o motor quando o veículo se encontra parado) tanto para versão manual quanto para a S-tronic (dupla embreagem).

As configurações 1.6 TDI e 1.8 TFSI, por sua vez, utilizarão freios regenerativos que recarregam a bateria em frenagens, auxiliando na redução de consumo de combustível.

No interior do modelo o destaque fica por conta do novo acabamento em alumínio do console central e do novo sistema de navegação opcional. Embora a Audi não tenha revelado a lista dos itens de série da versão 2011 do A3, a montadora informou que todas as versões do modelo contarão com novo sistema de diferencial eletrônico com escorregamento limitado.

Ele trabalha em conjunto com o sistema de estabilidade (ESP) de modo a assegurar maior tração, aderência em curvas e comportamento esportivo quando exigido. Segundo a empresa, as versões que produzem potência superior a 140 cavalos possuem de série o sistema “magnetic ride”, que permite ao motorista controlar a rigidez dos amortecedores. A Audi Brasil informou que o A3 renovado deve chegar ao Brasil no segundo bimestre de 2012.

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