Uma alternativa aos clientes que desejam ter um veículo para funcionar com álcool e o GNV está sendo oferecida pela GM do Brasil. Trata-se do modelo Astra Sedã equipado com motor 1.8 a álcool, que pode ser convertido para o GNV sem a perda da garantia.

A novidade se destina principalmente a taxistas, que representam o mercado de maior potencial devido a isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para os táxis a álcool.

A empresa Rodagás, de São Paulo, é a primeira no País a ser credenciada pela montadora para a realização do serviço. O Astra bicombustível possui um sistema de injeção seqüencial que permite, por meio do acionamento de uma chave instalada no painel do veículo, o funcionamento do motor tanto com álcool quanto com GNV. Em qualquer momento o motorista pode mudar a chave, optando por um ou por outro combustível, sem desligar o motor.

Com a conversão para o GNV, o motor do Astra 1.8 gera 99 cv a 5.290 rpm e torque de 13,9 mkgf a 2.450 rpm. O Astra a álcool faz 7,5 km/litro na cidade e 11 km/litro na estrada. Nesse caso, na cidade, a economia é de quase 50% no consumo do automóvel e em menos de seis meses o investimento para a conversão, de R$ 4.500, estará pago.

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