Astra Advantage: qualidade e robustez

ja21.jpgCom novas cores, configurações e com o padrão de qualidade e custo/benefício que se tornaram referência no mercado, está na rede de concessionárias Chevrolet a linha 2007 do Astra.

Além da carroceria "hatchback" de duas portas lançada na linha 2006, a série Advantage agora conta com as carrocerias "hatchback" 4 portas e a Sedan, que podem contar com airbags duplos dianteiros e transmissão automática em algumas versões.

Linhas marcantes na frente e na traseira do Astra conferem ao modelo um aspecto robusto, combinando beleza, modernidade, conforto e segurança, estimulando o desejo de compra dos consumidores. Na parte dianteira do Astra, destacam-se faróis com elementos distintos (farol baixo, alto e pisca), que propiciam visual moderno, além de maior eficiência na iluminação. E o capô do motor forma um conjunto harmônico com o pára-choque dianteiro.

ja22.jpgItem marcante na dianteira é a grade frontal, que também possui uma barra cromada central integrada ao logotipo da marca, a tradicional gravata Chevrolet. A rigor, as linhas do Astra contribuem para solidificar a tendência do design empregado com sucesso no restante da linha Chevrolet.

A traseira do Astra 2007, a tampa do porta-malas, em conjunto com as lanternas, forma um visual "clean" (limpo). Os emblemas utilizados realçam a identificação do veículo. A carroceria do veículo é composta de peças pré-revestidas de zinco e, além disso, foram aplicados processos adicionais de proteção contra a corrosão, a exemplo da fosfatização (deposição de micro-camadas de zinco/ níquel/ manganês).

ja23.jpgNas áreas inferiores do veículo, como assoalho, lateral e caixas de rodas, foram aplicados materiais para a proteção contra batidas de pedras.

O Astra 2007 conta com as versões: Advantage, Comfort, Elegance e Elite, além da esportiva SS, com acabamentos e estilos diferenciados.

A versão Elegance passa a disponibilizar freios com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), além de freios as disco nas quatro rodas em algumas configurações.

ja24.jpgA linha Astra 2007 oferece oito cores, sendo quatro novas: vermelho Lyra (sólida), bege Hazel, vermelho Chardon e cinza Bluet (metálicas). "A linha Astra conta com versões que agradam aos mais diversos tipos de consumidores, com diversas versões de carroceria e acabamento", afirma José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil. (BN)

Olho clínico

No que diz respeito a segurança passiva, o Astra oferece itens que diminuem os efeitos em caso de um acidente.

ja32.jpgE como principais destaques, o Astra oferece para as versões Advantage, Elegance, Elite e SS os airbags frontais. A versão Elite conta com "airbags" laterais, alojados nos encostos dos bancos dianteiros.

A linha Astra 2007 conta com o travamento automático das portas ao atingir 15 km/h. As portas contam com barras de proteção para minimizar as conseqüências dos impactos laterais e reforços internos para aumentar a segurança e dificultar tentativas de arrombamento. E conta também com o sensor de colisão, que destrava as portas em caso de acidentes. Os pedais são desarmáveis em caso de colisão, minimizando as conseqüências do acidente na região das pernas do condutor.

ja33.jpgO Astra Advantage, versão avaliada pelo Jornal do Automóvel, contava de série com ar-condicionado, travas, espelhos e vidros com acionamento elétrico, direção hidráulica e rodas de liga leve de 15 polegadas, e agora com a opção de airbags frontais duplos e transmissão automática.

Sua motorização Flexpower é baseada na consagrada família II, com 2.0 litros. A potência máxima varia de 127,6 cavalos de potência com o uso exclusivo do álcool e a 121 cv com gasolina, ambos a 5.200 rpm. O torque é de 19,6 kgfm com o álcool e de 18,3 kgfm com gasolina. A taxa de compressão é de 11,3:1.

ja34.jpgNúmeros empolgantes, tanto de desempenho quanto de economia, apresentam o Astra Advantage 2.0 Flexpower 2007. O modelo avaliado contava com o sistema de acelerador eletrônico ("drive by wire"), tecnologia que proporciona maior conforto ao dirigir e retomadas mais precisas. Utilizando álcool, sua velocidade máxima é de 203 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 9s1. Quando utiliza gasolina, a velocidade máxima chega a 198 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 9s8, segundo dados da GM do Brasil.

Agradável de dirigir, o Astra Advantage tem boa estabilidade e marchas com engates precisos. Utilizando apenas gasolina, o Astra Flexpower com transmissão manual percorre 10,0 km/l na cidade, 15,7 km/l na estrada com uma média de 12,6 km/l. Sua autonomia chega a 816 km. Quando se abastece com álcool, o Astra Advantage percorre 7,2 km/l na cidade, 10,8 km/l na estrada, fazendo uma média de 8,8 km/l. A autonomia é de 562 km. Enfim, é um carro moderno, seguro e bem ao gosto do consumidor brasileiro. (BN)

FICHA TÉCNICA

MOTOR

Modelo: X20XE Família II

Número de cilindros: 4 em linha

Cilindrada: 1.998 cm3

Diâmetro e curso: 86,0 x 86,0 mm

Injeção eletrônica de combustível: Bosch, S.F.I. (Sequential Multi Injection)

Potência máxima: Gasolina: 121 cv a 5.200 rpm

Álcool: 127,6 cv a 5.200 rpm

Torque máximo: Gasolina: 18,3 mkgf (179,5 Nm) a 2.600 rpm

Álcool: 19,6 mkgf (192,3 Nm) a 2.400 rpm

Combustível recomendado: Gasolina comum e/ou álcool hidratado

Rotação máxima do motor (rpm): 6.400

Consumo: Gasolina: 10,0 / 15,7 / 12,6

Álcool: 7,2 / 10,8 / 8,8

Transmissão automática: Gasolina: 10,1 / 14,9 / 12,3

Álcool: 7,2 / 10,7 / 8,8

CHASSIS/SUSPENSÃO

Dianteira: independente, McPherson, com braço de controle ligado ao sub-chassis, molas helicoidais com compensação de carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás e barra de torção ligada à haste tensora.

Traseira: aemi-independente, viga de torção soldada com 2 braços fundidos de controle, molas tipo barril com diâmetro variável e progressiva, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás.

Direção: Hidráulica

RODAS/PNEUS

Roda tamanho e tipo: 15 x 6 – aço (Comfort )

15 x 6 – liga leve (Comfort – R7A e Elegance)

16 x 6 – liga leve (Elite)

Pneus: 195/60R15 (Comfort e Elegance)

205/55R16 (Elite)

Porta-malas: 370 à 1.180 litros

Carga útil: 500 kg

Tanque de combustível: 52 litros

Óleo do motor (litros): 4,25 (4,5 com o filtro)

DESEMPENHO

Transmissão Manual

Velocidade máxima

Gasolina: 198 km/h

Álcool: 201 km/h

Fabricação: São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil

Principais competidores: Fiat Stilo, Ford Focus e Volkswagen Golf

Voltar ao topo