Aston Martin V8 Vantage em versão definitiva

ja161.jpgApós dois anos da apresentação do carro-conceito no Salão de Detroit, em janeiro de 2003, chega ao Salão de Genebra a versão definitiva do Aston Martin V8 Vantage, ou ?baby-Aston?. O novo cupê britânico chega para disputar espaço com esportivos de preço algo inferior, como Porsche 911 e Ferrari F 430 . Assim, a marca passa a concorrer num segmento que ainda não disputava.

Seu desenho é praticamente o mesmo do conceito apresentado em janeiro de 2003 e, de acordo com a Aston Martin, faz parte da reformulação estética da marca, que teve início em 2000 com o Vanquish. À primeira vista o novo Aston chega a confundir com ele ou com o , pela semelhança de formas, mas tem menor comprimento: 4,38 metros, o que o torna o menor Aston Martin em produção.

ja162.jpgInternamente o Aston Martin V8 Vantage acompanha a mesma configuração do DB9, utilizando bastante couro e materiais nobres, e promete conforto e esportividade para os dois privilegiados ocupantes.

A demora de dois anos desde o conceito até a versão definitiva tem justificativa: foram feitos nada menos que 78 protótipos, que somados percorreram cerca de 800 mil quilômetros, nas mais diversas condições. Somente em Dubai, no Oriente Médio, foram mais de 19 mil quilômetros sob um calor de 48ºC. Em seguida foi testado na Suécia, em condições adversas, a uma temperatura abaixo dos 30ºC negativos. Além disso, passou por testes de alta velocidade nos principais circuitos da Europa, como Nardo, na Itália, e Nürburgring, na Alemanha.

Para extrema rigidez e baixo peso, o seu chassi foi construído em alumínio. Além disso, há o emprego de magnésio em alguns painéis da carroceria, como os das portas. A distribuição de peso é quase perfeita, sendo 49% à frente e 51% na traseira ? contribui o emprego de um transeixo. O motor é um V8 de 4,3 litros e 32 válvulas, em alumínio, com montagem central, que gera 380 cv a 7.000 rpm e um torque de 41,7 m.kgf a 5.000 rpm.

Usa lubrificação com cárter seco, o que diminui seu volume e permite uma construção mais baixa, favorável ao centro de gravidade. O câmbio de seis marchas é manual, mas a marca anuncia que oferecerá em breve um automático seqüencial. O ?baby-Aston? chega aos mercados europeus no início do segundo semestre e ao americano no fim do ano.

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