Assovepar orienta consumidor na hora da compra do veículo

assovepar240108.jpgEstá cada vez mais fácil comprar um veículo seminovo, graças ao crescimento do setor, da estabilidade econômica do País e principalmente da facilidade de crédito bancário oferecido ao comprador. Em busca desse sonho alguns consumidores acabam efetuando negócios sem realizar os procedimentos adequados na hora da compra. Para que não ocorram aborrecimentos futuros é indispensável que o comprador certifique-se da procedência do veículo, se a loja é idônea e se não há multas pendentes.

O primeiro passo na hora de decidir pela compra, venda ou troca de veículos seminovos ou usados é escolher a revenda na qual o negócio será realizado. Com a expansão do setor automobilístico e o conseqüente crescimento no número de lojas revendedoras de automóveis, a oferta é muito grande. No entanto, nem todas as lojas prestam serviços de qualidade ao comprador. Segundo o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado do Paraná (Assovepar) outra medida importante é conversar com amigos e parentes que já negociaram nesta loja para se ter certeza da qualidade da loja.

Consultar os antecedentes do estabelecimento por meio do CNPJ em que a loja esteja inscrita, nas Receitas Estadual e Federal e no Procon. Antes de fechar o negócio, o consumidor deve solicitar o número do Renavan do veículo e fazer consulta no Detran para verificar se há multas pendentes e se o IPVA e o Licenciamento estão pagos.

Já para certificar-se da qualidade do veículo, vistorias de um mecânico de confiança também é indicado na hora da compra. No caso das multas é necessária a realização de uma pesquisa no Detran. Para o presidente da Assovepar, o consumidor deve preocupar-se principalmente com a escolha da loja, pois isso garantirá a qualidade de todos os serviços prestados.

Segundo Rigon, é importante que o consumidor compre em lojas associadas à entidade. Isso porque, segundo ele, para associa-se à Assovepar a loja tem que estar legalmente regulamentada e prestar serviços de qualidade. Rigon revela que antes da revenda tornar-se associada, a Assovepar realiza uma avaliação de conduta dessa loja. ?Além disso, temos um código de ética, que todos os revendedores devem seguir. Esse é um controle de qualidade e credibilidade que interfere diretamente na compra do consumidor, afirma?. 

Voltar ao topo