Aniversariante Fiat apresenta nova geração do Palio

Ao completar 35 anos de operação no Brasil, a Fiat escolheu a nova geração do Palio como presente de aniversário. O visual do novo Palio mistura na dianteira grade negra no pára-choque, como a do Uno. Logotipo e filete cromado no capô iguais ao do Cinquecento. E mistura de Punto/Bravo, pelo tamanho e principalmente por causa dos faróis. A lateral tem linhas ascendentes, enquanto o arremate do envidraçamento e a coluna C fazem pensar num “hatch” de porte médio.

Na traseira, o Uno é de novo a referência no pára-choque. As lanternas do novo Palio sobem pelas laterais da janela, e têm uma inserção nos pára-lamas. Renovado de uma ponta a outra, o compacto Palio chega às concessionárias da marca com preço inicial de R$ 30.990,00 na versão Attractive 1.0. E essa é a primeira das seis versões do novo carro. O modelo conta ainda com as opções de acabamento Essence e Sporting, com motor 1.6 em versões com câmbio manual ou automatizado Dualogic. Há ainda a série Attractive, de entrada, equipada com motor 1.4. Todas as séries têm quatro portas.

Sua gama de motores traz o 1.0 EVO de 8 válvulas (Attractive), com 73/75 cavalos de potência (gasolina/etanol) a 6.250 rpm e 9,5/9,9 kgfm de torque a 3.850 rpm; o 1.4 EVO 8V (Attractive), com 85/88 cv a 5.750 rpm e 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm; e o mais refinado 1.6 E-torq (Essence e Sporting) com 115/117 cv a 5.500 rpm e 16,2/16,8 kgfm a 4.500 rpm. No último motor os números justificam o nome. O câmbio pode ser mecânico ou o automatizado Dualogic, disponível apenas com o propulsor maior.

O Palio 2012 tem garantia total de um ano, sem limite de quilometragem, num mercado em que a cobertura de três anos começa a se firmar como padrão. No entanto há a oferta de assistência 24 horas com serviços como reboque, socorro mecânico e veículo reserva em todo o Brasil, além de revisões programadas a cada 15.000 km. Menção especial a oferta de ABS e “airbags” desde a versão de entrada, ainda que como opcionais (a partir de 2014, serão de série em todos os carros vendidos no País). Mas o ar-condicionado, ainda tido como luxo, é opcional.

Com o modelo 2012, a fabricante italiana visa um consumidor difícil de agradar. Por isso o novo Palio é mais refinado que o Palio atual. Mais conservador que o novo Uno. Mais rico que o Mille. Mais pobre que o Bravo. Resumindo: é um carro sob medida para a chamada classe C, a caminho de ser, ou sonhando em ser, classe B, principalmente pelo poder aquisitivo. Preços: Palio Attractive 1.0 – R$ 30.990; Palio Attractive 1.4 – R$ 34.290; Palio Essence 1.6 – R$ 37.990 e Palio Essence 1.6 Dualogic – R$ 40.490,00; Palio Sporting 1.6 – R$ 39.990 e Palio Sporting Dualogic – R$ 42.490. Seus concorrentes são: Chevrolet Agile e Corsa, Ford Fiesta Rocam, VW Gol e Fox, Citroën C3 e Peugeot 207.

Veja galeria de imagens do novo Palio.

Voltar ao topo