Ande sobre as asas do falcão

JA83A.jpgDesde o seu lançamento mundial, a GSX1300R detém o título de moto de série mais veloz do mundo, com máxima de 320 km/h. Batizada de Hayabusa, nome do falcão de caça japonês que também ultrapassa a barreira dos 300 km/h, essa motocicleta inaugurou uma nova categoria esportiva, a "Ultimate Sports".

Com uma ciclística originária das pistas de corrida, mas preparada para oferecer uma pilotagem fácil e prazerosa, a Hayabusa se comporta como uma fera domada e proporciona ótima maneabilidade.

Ao projetar um conjunto para cortar o vento e atingir alta performance, a Suzuki dispensou atenção especial à aerodinâmica e esculpiu cuidadosamente a Hayabusa. O farol duplo, montado verticalmente, fornece uma verdadeira "visão de falcão", com o extenso e potente facho de luz de seu projetor. Os piscas embutidos na carenagem, são desenhados a fim de dirigir o ar para as entradas frontais do sistema SRAD (aríete de ar direto), localizadas no ponto de maior pressão aerodinâmica.

JA83b.jpgCom o objetivo de reduzir a emissão de poluentes na atmosfera, a GSX1300R está equipada com o sistema PAIR (injeção de ar secundariamente pulsada). Trata-se de uma válvula controlada pelo vácuo do motor, que desvia o ar captado no sistema SRAD e enriquece a saída de gases do escapamento, tornando a queima desses gases completa.

O motor de 1.299 cm3 desenvolve 175 CV a 9.800 RPM de potência e fantásticos 14,1 kgf.m a 7.000 RPM de torque. Os quatro cilindros são revestidos internamente por uma camada de Material Eletroquímico Suzuki (SCEM), e alimentados por um leve injetor de "spray" fino, que aumenta a eficiência do motor e diminui os gases de exaustão.

Eficiente e moderno, o sistema de injeção eletrônica multiponto está integrado à ignição eletrônica digital. Dessa forma, cada cilindro recebe a quantidade ideal de mistura, independente dos demais. A bomba de combustível fica alojada no tanque, que tem capacidade para 21 litros. Mesmo tratando-se de uma "Ultimate Sport" a pilotagem é confortável, graças a posição das pedaleiras e dos semiguidões.

Para garantir a segurança na hora da "aterrissagem", esse "avião" conta com dois discos flutuantes de 320 mm com pinças de 6 pistões na dianteira, e disco fixo de 240mm com pinça de 2 pistões opostos na traseira. O amortecedor de direção é equipamento de série. A suspensão dianteira é invertida, com tubos de 43 mm e a traseira é monoamortecida, ambas totalmente ajustáveis.

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