Alfa mostra o novo 159 em Genebra

ja591.jpgA Alfa Romeo apresenta no Salão de Genebra (Suíça), que abre suas portas para o público hoje (dia 3 de março), o 159, modelo que chega para substituir o sedã 156. O modelo, concebido pelo estilista Giorgetto Giugiaro em parceria com o centro de ?design? da marca italiana, traz como principais destaques as linhas trapezionais da dianteira, a presença de cromados nas saídas de ar e o espóiler traseiro.

O estilo, de certa forma, não surpreende, trata-se de um carro inspirado na essência da marca e com muita tecnologia embarcada. De frente, as áreas angulosas onde se alojam os faróis lembram sobrancelhas franzidas .

Na grade do radiador, o famoso Cuore Sportivo se destaca e exibe linhas mais duras, como se estivesse cravado ali. ?Atitude? é uma palavra que traduz bem esta frente.

ja593.jpgDe lado, a linha de cintura elevada continua sendo um traço marcante, assim como o contorno das janelas e o traço que dá forma ao ?ombro musculoso? desta carroçaria. De traseira, a similaridade com a última edição da 156 é grande, mas em detalhes a diferença é enorme. As novas lanternas foram alongadas e ganharam um semblante afilado, o traço que demarca a altura da linha de cintura e determina a firmeza do conjunto traseiro.

O Alfa 159 tem 4,66 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,41 m de altura. A distância entre eixos, de 2,7 metros, é superior à do 156, possibilitando configurações que deixaram o habitáculo mais espaçoso e confortável. O destaque é a grande área entre os pedais, volante, assentos e câmbio, o que permite ao motorista boa mobilidade dentro do sedã. A marca incorporou também novos itens de segurança, como oito ?airbags? e descanso de cabeça com dispositivo que protege os ocupantes do carro em caso de colisão.

Todos os motores escolhidos para equipar o sedã são novos: há três opções de propulsores a gasolina, que contam com injeção direta de combustível. O mais potente é o 3.2 V6 24V, que rende 260 cavalos e atinge torque de 32,8 kgfm a 4.500 rpm. A linha de motores a diesel JTDM (com ?common-rail?) é encabeçada pelo 2.4 de cinco cilindros e 20 válvulas, que desenvolve 200 cv e 40,8 kgfm de torque a 2.000 rpm. O câmbio é de seis marchas e está disponível nas opções manual e automático, com função seqüencial ?Selespeed?. A Alfa não informou quando o carro chegará ao mercado.

Voltar ao topo