Alfa 156 e Sportwagon mais esportivos

Sucesso em mais de 80 países, a linha Alfa 156 e Sportwagon chega ao Brasil com muitas novidades. Os modelos ganharam ainda mais esportividade com o novo motor 2.5 V6 24V Twin Spark, de 190 cv de potência, e o câmbio automático Q-System, que aumentaram o desempenho e o prazer de dirigir. Junto com o fôlego renovado, o 156 e o Sportwagon desfilam agora com um interior mais requintado e completamente renovado.

Os dois modelos passam a ser importados em versão topo de gama, com única opção de motor e acabamento, e já bastante completo, oferecendo poucos opcionais, como o teto-solar elétrico e bancos de couro. Com essas mudanças os Alfa 156 e Sportwagon ganharam mais desempenho e segurança, além de um maior nível de sofisticação. Confira abaixo as principais novidades dos modelos, além do motor 2.5 V6:

Câmbio sequencial Q-System; interior totalmente reformulado; “window bag”; ar-condicionado “Dual temp”; “trip computer”; sensor de chuva; “cruise control”; sistema de som Bose; e “vehicle dinamic control” (VDC).

Sofisticado e requintado

O interior do 156 e Sportwagon oferece novas cores, mais requinte e melhor padrão de acabamento. O novo painel é mais clean e funcional, e o volante de três raios é de excelente pegada.

Os painéis das laterais das portas receberam novos revestimentos. Os bancos também foram redesenhados e ganharam forrações exclusivas, passando a oferecer a opção de revestimento em seis padrões de couro. Os dianteiros são separados por um descansa-braços, que acolhe um porta-objetos em seu interior. O console central também foi remodelado, concentrando na sua parte inferior um cinzeiro, amplos porta-objetos, além dos comandos dos espelhos e dos faróis de neblina.

Na parte traseira, o 156 e o Sportwagon ganharam caixas de alto-falantes maiores e saídas de ar mais eficientes. O requinte e a sofisticação dos novos modelos podem ser notados em detalhes como as maçanetas internas de portas cromadas e a aplicação de alumínio nos comandos de som do volante, no painel do console central, na alavanca de câmbio e nas molduras dos instrumentos.

Também está presente o inovador sistema eletrônico de ar-condicionado “Dual temp”, com AQS, controle automático de temperatura e dois níveis de gradação térmica separados por área, para o motorista e o passageiro da frente.

Outros destaques dos novos modelos são o sensor de chuva e o “cruise control”. No quesito segurança, além do air bag duplo e dos air bags laterais, a linha passa a oferecer também o eficiente “window bag”. Instaladas na forração do teto, em caso de colisão lateral, essas almofadas se abrem em forma de cortina e descem ao longo das janelas, protegendo a cabeça dos ocupantes no momento do impacto.

Motor V6 24V com tecnologia Twin Spark

Desempenho e esportividade são os principais apelos no novo motor 2.5 V6 24V. Concebido com a tecnologia “Twin Spark”, tem seis cilindros em V (dispostos em ângulo de 60 graus), cabeçote de alumínio, com duplo comando de válvulas e variador de fase de admissão. Os cilindros contam com quatro válvulas e duas velas de ignição em cada câmara e são alimentados por uma avançada injeção de combustível multiponto seqüencial produzida pela Bosch. O sistema de aceleração é através de comando eletrônico “drive by wire”.

Esse propulsor rende 190 cv de potência máxima a 6.300 rpm e 22,1 kgf.m de torque máximo a 5.000 rpm. Com ele, o 156 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos (9,0 segundos para o Sportwagon) e atinge velocidade máxima de 225 km/h (223 km/h no caso do Sportwagon).

Novo câmbio

Outro grande destaque do modelo é o versátil e avançado câmbio automático Q-System. Essa inovadora caixa de transmissão permite efetuar as trocas de marchas como num câmbio mecânico, com a vantagem de não precisar acionar o pedal de embreagem. Na condição manual, as mudanças são feitas em quatro velocidades, com engates no tradicional formato em “H”, liberando o motorista para conduzir o veículo de maneira mais esportiva. Para passar o sistema do modo mecânico para o automático, basta deslocar a alavanca para a direita.

Quando o câmbio Q-System estiver em automático pode ser operado em três diferentes funções, “Drive”, “Sport” e “Ice”. Na função “Drive”, indicada para o trânsito das cidades, as trocas de marchas são feitas de acordo com o tipo de condução. A “Sport” deve ser selecionada quando se deseja extrair o máximo desempenho do veículo. Já a função “Ice” é recomendada apenas para velocidades baixas (inferior a 45 km/h), quando se trafega em pisos escorregadios, de baixa aderência.

Quem assume os comandos do Alfa 156 e do Sportwagon conta com a ajuda do “Trip Computer” para ter acesso a importantes informações sobre a viagem e o funcionamento do carro através de um “display” multifuncional no centro do painel.

Antes de tudo, é possível selecionar o idioma preferido entre português, italiano, inglês, espanhol, francês, alemão e holandês. A partir daí é possível se obter dados sobre o trajeto, como consumo instantâneo, consumo médio, velocidade média, autonomia restante, tempo de viagem e quilometragem percorrida.

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