A cidade de Hannover, na Alemanha, concentra até o dia 27 deste mês todas as novidades em produtos e tecnologia do setor de veículos comerciais. No local está sendo realizada a 64.ª edição do Salão de Hannover, que reúne 1.800 expositores de 46 países. Nem tudo o que aparece em Hannover chegará ao Brasil, mas alguns produtos já têm data marcada para desembarcar em solo brasileiro. O principal obstáculo para a entrada no Brasil de alguns veículos é a diferença nas normas para emissões de gases poluentes. Enquanto no mercado nacional acaba de ser concretizada a transição do Euro 3 para o Euro 5, na Europa os lançamentos já estão adaptados ao Euro 6, que passa a vigorar em janeiro de 2014. O caderno Automóveis, Motos & Cia. esteve na feira e mostra algumas da novidades do setor.

Mercedes-Benz Antos 1840 LS

O modelo apresentado em Hannover não tem previsão de chegada ao Brasil enquanto houver diferenças nas legislações referentes às emissões de gases poluentes. O Antos foi preparado para a norma Euro 6. Na apresentação dos modelos vendidos em diferentes mercados, a Mercedes-Benz mostrou o brasileiro Actros 2655 LS, mas o veículo que desfilou em Hannover tem motor V8, ao contrário dos vendidos no Brasil, que são V6. Trazer o V8 depende de estudos que estão sendo realizados no mercado. Durante um encontro com a imprensa, executivos da empresa falaram da possibilidade de exportar chassis de ônibus para a China, a partir da fábrica brasileira.

DAF XF chega em 2013

A holandesa DAF, que pertence ao grupo Paccar, está mostrando no seu estande, em Hannover, o novo XF adaptado à norma Euro 6, que vai começar a ser produzido na Europa em 2013. A marca tem fábricas na Holanda, Bélgica e no Reino Unido. Recentemente, a empresa anunciou a construção da primeira unidade fora da Europa: será no Brasil e a cidade escolhida é Ponta Grossa (PR). Os investimentos somam US$ 300 milhões e a expectativa é de que sejam oferecidos 500 empregos. A obra teve início no ano passado e a previsão é de que a unidade comece a operar em 2013.

Volvo FH 750 tem nova geração

A Volvo está em Hannover mostrando a nova geração do extra-pesado FH 750. O modelo tem suspensão dianteira independente, uma novidade no setor. O motor de 16 litros tem 750 cavalos de potência, o que faz do FH o caminhão mais potente do mundo. O modelo começa a ser vendido na Europa em 2013. Ele desembarca no Brasil, garantiu o presidente do Grupo Volvo América Latina, Roger Alm, mas não disse quando. Ele contou que o grupo estuda a possibilidade de trazer para o mercado brasileiro outras marcas de caminhões que representa, além de Volvo: Renault, Mack e UD.

Iveco Stralis Hi-Way

A fabricante de caminhões Iveco conquistou, na última terça-feira, o título Truck of the Year para o seu modelo Stralis Hi-Way. O prêmio é concedido na Europa e definido por jornalistas de publicações especializadas. A premiação foi motivo de comemoração no estande da Iveco. O Hi-Way foi lançado recentemente na Europa e logo estará no mercado brasileiro. O CEO da Iveco, Alfredo Altavilla, disse que esta é a primeira vez que um modelo da marca é lançado no Brasil com um intervalo curto após o lançamento na Europa. A produção do Hi-Way deve ter início até o fim deste ano na fábrica de Sete Lagoas (MG).

MAN mostra o Ônibus BRT

A MAN Latin America levou para o salão um novo conceito de ônibus urbano BRT, com motor flex. O propulsor a diesel funciona normalmente e quando atinge a temperatura normal entra em operação o gás natural, que vai responder por até 85% da força do motor. Os objetivos, claro,, são a economia de combustível e a redução das emissões de gases poluentes. O sistema BRT (Bus Rapid Transit), já usado em Curitiba desde 1979, foi adotado por outras cidades e a MAN quer participar dessa nova realidade. Esses ônibus da marca ainda não estão nas ruas.

Volkswagen Amarok Canyon

Uma nova versão da Amarok, a Canyon, que havia sido apresentada como conceito no Salão de Genebra, na Suíça, será vendida na Europa, em 2013. O veículo está exposto no Salão de Hannover. A montadora optou por cores fortes e rodas de liga leve de 17 polegadas, acentuando as características aventureiras do modelo. Pode parecer que o veículo não está no lugar certo ao ser exposto numa feira de comerciais, mas a Amarok Canyon é um veículo utilitário, reforça a montadora, tanto que está equipada com o Rollcover, uma tampa no espaço de carga em forma de encaixe de persiana resistente para proteger o que é transportado.