Acura TSX tem desenho de linhas marcantes

A Honda, por intermédio da divisão Acura, realizou o lançamento mundial dos modelos Acura TSX e Acura Sports Sedan no North American International Auto Show (NAIAS) ou Salão de Detroit 2003, mostra considerada uma das mais importantes do mercado automotivo mundial.

O Acura TSX possui motor 2.4 litros DOHC i-VTEC, tecnologia originária das pistas de competição, que controla a variação de abertura das válvulas eletronicamente para melhorar o consumo de combustível e reduzir a emissão de poluentes. Além disso, o propulsor gera 200 cv (cavalos) de potência a 6.800 rpm e 22,9 kgfm de torque a 4.500 rpm. O modelo é equipado com um sistema “drive-by-wire” de regulagem de pressão, para uma aceleração mais suave e transmissão manual de seis velocidades ou automática de cinco marchas seqüenciais.

O TSX utiliza carroceria de estrutura extremamente rígida, suspensão de braço duplo do tipo “double wishbone” independente nas quatro rodas, o que permite contato uniforme dos pneus com o solo em qualquer situação, além de rodas e pneus de 17 polegadas P215/50R17.

O “design” do modelo é agressivo, com linhas marcantes e carroceria totalmente aerodinâmica. Na dianteira, os faróis e tomadas de ar são baixos e remetem à imagem dos dutos de freios dos carros de competição. Na traseira, as lanternas inclinadas, com três refletores circulares e mais transparentes, são integradas à tampa do porta-malas, de forma a fazer o ar fluir sem prejudicar a aerodinâmica.

O habitáculo do TSX é esportivo e ao mesmo tempo refinado e traz bancos de couro, teto solar, volante de três raios revestido de couro com controles de áudio, piloto automático, ar-condicionado automático independente para os passageiros do banco traseiro, sistema de áudio, travas de janelas e de portas sem chave.

Já o novo Acura Sports Sedan combina o luxo com a alta performance, motor i-VTEC e suspensão de competição. A cabine acomoda confortavelmente quatro pessoas, enquanto o condutor conta com uma longa lista de itens de alta tecnologia, disponíveis no computador de bordo. O “design” externo destaca-se por linhas modernas e agressivas, frente curta e traseira projetada. Os dois modelos chegam ao mercado norte-americano no primeiro semestre deste ano.

Voltar ao topo