Para mostrar os principais atributos do novo A6, a Audi fez um convite irresistível aos jornalistas especializados de Curitiba. E o Jornal do Automóvel esteve lá.

A avaliação foi feita na BR-277, no trecho compreendido entre Curitiba, Morretes, Curitiba. Foi uma experiência agradável e muito interessante.

O novo Audi A6 que acaba de chegar ao mercado brasileiro tem duas versões de acabamento: 3.0 TFSI Sport Quattro (R$ 279.700) e 3.0 TFSI Sport Plus (R$ 294.700), ambas com tração integral nas quatro rodas e transmissão automática Tiptronic, de 6 velocidades.

O sedã recebeu pequenas mudanças no visual. Mas a principal está sob o capô. O motor agora é um 3.0 litros V6 sobrealimentado, de 290 cavalos, mais potente que o modelo anterior, equipado com motor 3.2 l FSI.

Com visual mais agressivo, o Audi A6 tem também desempenho mais bravo. Ele chega com várias novidades em relação à versão anterior.

Além do estilo parecido com o de um cupê, a linha atual é marcada por novos pára-choques, rodas, grade e lanternas com “leds”.

As pestanas iluminadas embaixo dos faróis são a atual identidade visual da marca.

Para compensar o aumento no desempenho e melhorar a estabilidade o Audi A6 teve a suspensão rebaixada em 10 mm e, outra novidade: tração integral (permanente) Quattro, que distribui a força do motor entre os eixos, de acordo com a necessidade.

Mas é na estrada que dá pra sentir do que esse motor é capaz. Inicialmente ele é extremamente dócil.

Acima das 2.500 rpm muda seu comportamento. Entrega toda sua força em baixa rotação e mantém a potência máxima entre 4.500 rpm a 6.800 rpm. Basta pressionar um pouco mais o acelerador e o compressor começa a se manifestar progressivamente e silencioso, arrancando com garra e disposição.

Entrar na estrada e alcançar a velocidade máxima permitida é quase uma brincadeira.

Ultrapassagens então nem se fala. Seu câmbio automático Tiptronic de 6 velocidades permite também fazer as trocas de marchas por intermédio das borboletas no volante, e ainda conta com o modo “S”, para quem deseja experimentar uma tocada mais esportiva.

Para segurar a força desse motor, o Audi A6 vem equipado com discos nas quatro rodas, sistemas de freios ABS, com distribuição eletrônica (EBD) e assistência hidráulica de frenagem (BA).

O carro oferece ainda um sistema de “piloto automático”, que controla a velocidade e a distância de obstáculos móveis, freando momentaneamente o carro quando este se aproxima perigosamente de outros veículos.

A estabilidade e a aderência são garantidas pelos pneus de perfil ultrabaixo, tração integral, carroceria mais baixa e pelas suspensões independentes multibraços em alumínio. O Audi A6 é um ousado esportivo de luxo. (BN)

Ficha técnica

Motor: V6 com duplo comando de válvulas continuamente variáveis nos cabeçotes (DOHC), 24 válvulas (4 por cilindro), coletor de admissão variável de 2 estágios e sistema de injeção de combustível de alta pressão com 2.995 (cm³) cilindrada.

Potência máxima (cv/rpm) 290 @ 4.500 – 6.800 rpm. Torque máximo (kgfm/rpm) 42,86 @ 2.500 – 4.850 rpm. Taxa de compressão 10.3 : 1
Combust.: Gasolina
Transm.: Tiptronic de 6 velocidades com programa dinâmico de trocasde marcha e função sport
Tração: 4X4 permanente “quattro®” com bloqueio eletrônico do diferencial
Direção: Hidráulica do tipo pinh&atild,e;o e cremalheira, com sistema de assistência variável, diâmetro de giro de 11.9 m
Susp.: Dianteira Independente com multi-braços articulados (4), molas helicoidais, amortecedores hidráulicos duplos e barra
Estabilizadora e Traseira independente com braços trapezoidais, amortecedores duplos e barra estabilizadora
Freios: Discos dianteiros e traseiros ventilados, sistema antitravamento (ABS) com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente hidráulico de frenagem (BA)
Porta-malas: (litros no padrão VDA) 546 565 (mín) e 1.660 (com os assentos traseiros rebatidos)
Consumo: Urbano – (Km/l) 6,8 6,8
/ Consumo rodoviário – (Km/l – vazio e ar-condicionado desligado) 12,7 12,5 / Consumo em uso misto – (Km/l) 9,6 9,5
Aceleração: De 0 a 100km/h (s) 5,9 6,1
Vel. máx: (Km/h) 250 (limitado eletronicamente)