Acelerador eletrônico já equipa linha Scenic 2003

Após o lançamento da série especial Alizé para o Scénic 1.6 16V e a inclusão de duas novas cores de carroceria (Verde Abysse e Azul Odyssé), o Scénic apresenta mais duas novidades. A Renault ampliou o leque de versões de acabamento do Scénic 2.0 16V, iniciando as vendas da série especial Alizé. Além disso, este motor passa a oferecer o acelerador eletrônico para as versões equipadas tanto com câmbio manual como automático. O modelo já está disponível nas revendas Autovesa em Curitiba. Com a adoção dessa inovação tecnológica, a aceleração do veículo é feita por meio de sensores eletrônicos, o que torna mais ágil e suave a aceleração, além de ampliar a dirigibilidade do veículo e reduzir os níveis de consumo de combustível e emissão de poluentes.

O cabo do acelerador é substituído por um potenciômetro (sensor de posição) instalado atrás do pedal do acelerador. Este sensor analisa a posição do pedal, em função da força empregada pelo motorista, transmitindo este dado para o calculador da injeção eletrônica, que decodifica a informação e a repassa para borboleta motorizada, providenciando a entrada da quantidade exata de ar e combustível para os cilindros. Paralelamente à introdução do acelerador eletrônico no Scénic 2.0 16V, a equipe de engenharia da Renault realizou outros desenvolvimentos, com o objetivo de ampliar todos os benefícios proporcionados por essa tecnologia.

A versão equipada com transmissão manual passa a utilizar uma caixa de câmbio com relações de marchas mais longas. Com isso, há uma melhora nas retomadas de velocidade, principalmente nas trocas de 4.a para 5.a marcha, além de uma redução de 2% no consumo de combustível no ciclo rodoviário.

Já na versão equipada com câmbio automático “Proactive”, o Scénic contará com um novo sistema, denominado Estrutura de Torque. Este dispositivo realiza uma gestão mais moderna e eficiente da comunicação entre o motor e a caixa de câmbio, o que permite racionalizar a relação ar-combustível de acordo com a necessidade do motorista, transmitindo para o câmbio o torque exato para cada situação. Esta modificação ocasiona uma redução no consumo de combustível, além de melhorar a eficiência do motor e da transmissão automática.

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