Mais invocado

Accord está mais sofisticado e deixa de ser ‘carro de tiozão’

Lançado em dezembro do ano passado, o novo Accord está ainda mais sofisticado e com estilo único. Importado dos Estados Unidos, o sedã de luxo da Honda passou por um facelift e ficou com um visual moderno e imponente, além de trazer novas tecnologias e acabamento de alto padrão. O modelo está disponível apenas na versão EX, completa e sem opcional, e equipada com o motor 3.5 V6. O câmbio é automático de seis marchas, agora com paddle shift. O preço é R$ 156.300.

O que chama a atenção logo de cara é a nova frente. O capô e o para-choque se integram a uma nova grade cromada, além do conjunto óptico inédito, com faróis e luzes de neblina em led, o que dá um ar agressivo. Outro detalhe que se destaca são as novas rodas aro 18’ – na linha 2015 as rodas eram aro 17’. A traseira também passou por mudanças, incluindo para-choque, lanternas com iluminação em led e um discreto aerofólio na tampa do porta-malas.

No interior, as principais novidades são as pedaleiras esportivas em alumínio; o revestimento do painel e portas na cor preta e detalhes imitando madeira; o novo acabamento no painel de instrumentos; a central multimídia com navegador integrado; e o banco traseiro bipartido rebatível (60/40).

Outra tecnologia incorporada é o sistema de partida a distância com acionamento pela chave. Com o dispositivo é possível acionar o ar-condicionado automático, que entra em funcionamento assim que o motor é ligado. Com isso o interior do carro é climatizado antecipadamente, aquecendo ou resfriando o ambiente interno até atingir 22º C.

A traseira também passou por mudanças, incluindo para-choque, lanternas com iluminação em led e um discreto aerofólio na tampa do porta-malas.

Ao volante

O Accord é muito confortável. Ao sentar no banco do motorista, a sensação é de ser abraçado. Há ajustes elétricos que facilitam encontrar facilmente a melhor posição para dirigir . O volante conta com ajuste de altura e profundidade, é revestido com couro macio e tem comandos do sistema de áudio e do piloto automático.

A central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque inclui GPS com informações de trânsito em tempo real por meio de radiofrequência (sem necessidade de conexão com smartphones) das principais capitais do país – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba. O sistema possibilita conexão Wi-Fi com o uso de browser para acesso à internet (quando o veículo não estiver em movimento), além da conexão bluetooth para realização de chamadas e reprodução de áudio. Também é possível acessar informações e funções de smartphones e tablets diretamente na tela do veículo, por espelhamento via plataformas CarPlay e Android Auto.

A central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque inclui GPS com informações de trânsito em tempo real.

O sistema ainda tem uma entrada HDMI, duas entradas USB para MP3 player, pen drive e iPod/iPhone/iPad, além do DVD player e uma entrada auxiliar. O conjunto é complementado por um sistema de áudio premium com alto-falantes nas quatro portas, dois tweeters na dianteira e um subwoofer na traseira.

Para auxiliar o motorista em manobras, além dos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, a reprodução de imagem da câmera de ré oferece três modos de visão (normal, com campo amplia,do e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de orientação acompanha a rotação do volante.

Outra novidade na linha 2016 é a função de rebatimento elétrico dos retrovisores externos. Do lado direito, o retrovisor tem o dispositivo Honda LaneWatch, que monitora o ponto cego por meio de uma câmera localizada abaixo do espelho e mostra as imagens no display i-MID, possibilitando uma melhor visão da faixa de rodagem do lado direito do veículo.

Como itens de conveniência, o Accord oferece ainda abertura da porta do motorista por aproximação (Smart Entry), acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), sensor de chuva e teto solar elétrico.

*O jornalista viajou a convite da Honda

O Accord é muito confortável. Ao sentar no banco do motorista, a sensação é de ser abraçado.