A3 Sedan foi a vedete da Audi em Genebra

Um dos destaques no estande da Audi no Salão de Genebra deste ano foi o Audi A3 Concept. Trata-se do protótipo A3 Sedan, que dará origem a um modelo inédito na gama A3. De acordo com a Audi, antecipa o futuro das linhas da nova geração do modelo.

O modelo “concept” ganhou novas grades e um visual bastante esportivo, principalmente na parte frontal do veículo. Além disso, os pára-choques e as rodas de 20″ feitas de uma liga de fibra de carbono com alumínio acompanham o chassi, também esculpido com o mesmo composto.

Apresen-tado como um “notchback” (sedã com traseira mais curta) de quatro lugares, é equipado com motor turbo 2.5 litros, de 5 cilindros e 408 cv de potência.

O modelo conta ainda com transmissão S tronic de 7 velocidades e tração permanente nas quatro rodas. Derivado da atual RS 3 Sportback, o conceito vai de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e sua velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.

O protótipo tem 4,4 m de comprimento, 1,84 m de largura e apenas 1,39 m de altura. Na dianteira, a grade frontal é construída em fibra plástica de carbono reforçada (CFRP, em inglês), contornada por estrutura de alumínio.

Acima do “spoiler” dianteiro a grande entrada de ar, também feita em CFRP, é contornada por um fecho metálico. Algumas características, com o o desenho dos faróis, está presente no novo sedã A6.

O “spoiler” apresenta um divisor que aumenta a pressão aerodinâmica sobre as rodas dianteiras, explica a marca das quatro argolas. O Audi A3 Concept pesa 1.540 kg.

Para manter o baixo peso da carroceria, engenheiros usaram chapas de metal feitas sob medida, em várias espessuras, para a área do piso. Portas, capô e tampa traseira são feitos em alumínio. Em seu  interior, além das cores claras, destacam-se o sistema de navegação e interatividade com tela sensível ao toque no painel.

De acordo com Paulo Sergio Kakinoff, presidente da Audi Brasil, a versão definitiva do três volumes compacto deve estrear no mercado apenas em 2013 e ainda não há confirmação de que ele será vendido no mercado nacional. Mas isso é uma questão de tempo. É só aguardar.

Voltar ao topo