A Lexus, divisão de veículos de luxo da Toyota, está chegando oficialmente ao Brasil e além de abrir uma concessionária exclusiva da marca em São Paulo, também lança quatro modelos a partir de junho. São eles: o sedã LS460, o sedã esportivo IS300, o utilitário esportivo RX350 e o sedã ES350, este último chega apenas em novembro e ainda não teve o preço revelado. Os demais modelos custam entre R$ 218.500 e R$ 615.000.

De acordo com o vice-presidente da Toyota Mercosul e da Lexus do Brasil, Luiz Carlos Andrade Jr., ainda não há uma previsão de unidades a serem vendidas no país, mas a marca espera ter 10% de cada segmento que seus modelos fazem parte. Ele espera a reação do público para projetar os futuros lançamentos e onde serão abertas as próximas concessionárias. O primeiro carro do portfólio Lexus a ser vendido no país é o sedã médio IS300. Equipado com motor V6 de 214 cavalos de potência, câmbio automático de seis marchas e opção de trocas sequenciais por borboletas no volante, tem visual mais esportivo, desenvolvido pelo centro de estilo da Alemanha, com faróis e lanternas afiladas, iluminação por LED e xênon e a nova grade cromada da marca em forma de bobina. Vai custar R$ 218.500 e competir com os alemães BMW 328i e Mercedes-Benz C 250.

O segundo modelo é o utilitário esportivo RX350. Grandalhão e equipado com motor V6 de 277 cavalos, tração 4×4 permanente e recheado de equipamentos, vai custar R$ 298 mil. Para a Lexus, os principais concorrentes no mercado são novamente os alemães BMW X5, Audi Q5 e o Mercedes-Benz ML.

O sedã grande LS460L, por enquanto, é o top da gama. Com 5,18 metros de comprimento e 3,09 metros de entre-eixos, empurrado por um motor V8 de 347 cavalos, o carro aposta nos itens de conforto. Os dois passageiros do banco traseiro, por exemplo, contam com apoio para os pés, encosto reclinável, dois tipos e três intensidades de massagem, aquecimento e resfriamento de assento, DVD player e sistema de telefonia, todos comandados a partir de dois grandes controles remotos guardados sob o encosto de braço central.Vai custar R$ 615 mil. O sedã ES350, que começa a ser vendido em novembro, deverá ficar na faixa dos R$ 400 mil e brigar com Audi A6, BMW Série 5 e Mercedes Classe E.

Superesportivo

Apenas como atração, a Lexus trouxe o superesportivo LFA para a inauguração da luxuosa concessionária, que fica na Zona Sul de São Paulo. Criado com o ideal de construir o melhor carro esportivo do mundo, a Lexus equipou o LFA com um motor V10 de 560 cavalos e usou na sua construção apenas materiais leves, como válvulas e bielas de titânio e pistões forjados de alumínio. O desempenho do carro é impressionante. Vai de zero a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e ultrapassa os 325 km/h. Segundo os executivos da marca, apenas 500 unidade do LFA serão fabricadas e se fosse vendido no Brasil, seu preço poderia chegar a R$ 3 milhões.

O jornalista viajou a convite da Lexus.

Roberto Massignan Filho/Gazeta do Povo
LFA vai de zero a 100km/h em apenas 3,7 segundos.
Studio Malagrine/Lexus
RX350 traz sob o capô um motor V6 de 3.5 litros de 277 cavalos.
Studio Malagrine/Lexus
Esportivo IS300 conta com motor V6 de ,3.0 litros, capaz de gerar 231 cv.