A BMW entra na era dos triciclos

Dizem que o veículo do futuro é o triciclo. Fáceis de estacionar, econômicos, hoje bem mais ágeis e seguros, as vendas desses veículos já encostam nas motocicletas comuns e disputam com os “scooters” a preferência de países como a Itália, um dos que mais curtem este tipo de veículo em todo o mundo.

Pensando nesse mercado, a alemã BMW desenhou um protótipo, o Clever, um veículo para apenas duas pessoas e que é capaz de fazer curvas tão incríveis que você se sentiria como se estivesse pilotando uma moto “street” de segmento superior numa pista.

Com conforto de um automóvel compacto, o triciclo Clever da BMW não é desses veículos pequenos que se dirige pensando estar a bordo de um “ovo” gigante não. A marca alemã fez questão de colocar nele os mais modernos atributos de segurança disponíveis no mercado, além de uma tecnologia de construção de motor tida como invejável.

Para se ter uma idéia, o BMW Clever desenvolve uma velocidade de 180 km/hora, algo impensável para a maioria das motos, mesmo “street”. As retomadas de velocidade, segundo a marca alemã, são melhores que as de muitos carros com motor de 2 litros, além do que não existe falta de vagas para o triciclo Clever, muito menos fila ou engarrafamento.

A constatação da BMW é a de que a maioria das pessoas, nas grandes metrópoles, andam com seus carros praticamente vazios. Vão trabalhar sozinhas ou, no máximo, com mais uma pessoa a bordo, o que é desperdício de tempo, gasolina, espaço e outros de toda sorte. Com um veículo triciclo com espaço para mais uma pessoa, fora o motorista, a questão do trânsito seria sensivelmente melhorada nos grandes centros urbanos. A idéia da marca é ter um triciclo que tenha o conforto e a segurança de um automóvel e o prazer de dirigir e a emoção de uma motocicleta.

O modelo foi inspirado no Carver, um triciclo holandês já existente (da fábrica VandenBrink). Nos quesitos de segurança, ele é o mais esnobe triciclo do mundo. Sua estrutura é toda em alumínio. O Clever tem nada menos que cinco “airbags”, freios ABS de última geração e pesa apenas 600 quilos, cerca de 200 kg a menos que, por exemplo, de um Uno Mille. O fato de levar apenas duas pessoas a bordo e de ser superleve, com praticamente a mesma potência do Mille, lhe garante a boa performance.

Voltar ao topo