enkontra.com
Fechar busca

Automóveis

9.ª Maratona Universitária da Eficiência Energética

O evento será realizado entre os dias 24 e 27 de julho no Kartódromo Raceland

  • Por Viviane Favretto

A 9.ª Maratona Universitária da Eficiência Energética, realizada entre os dias 24 e 27 de julho no Kartódromo Raceland, em Pinhais (PR), recebeu neste ano um número recorde de projetos. Ao todo, foram inscritos 54 protótipos, com participação de mais de 500 universitários e 29 instituições de ensino superior. Na edição deste ano, patrocinada pela Renault do Brasil, os vencedores receberam como prêmio seis automóveis e oito motores da marca, para uso didático em laboratórios e oficinas das universidades.

Disputada desde 2004, a Maratona Universitária da Eficiência Energética é a quarta maior competição do gênero no mundo e a única organizada na América Latina. Mais de 500 alunos e professores trabalharam na finalização dos modelos e venceram aqueles que conseguiram obter o menor consumo de combustível.

A prova premiou as duas universidades que alcançaram o menor consumo (em cada categoria: gasolina, etanol e elétrico) com automóveis para uso didático. As terceiras colocadas receberam três motores.

Os participantes enfrentaram, ainda, outro desafio: produzir os carros com o menor impacto ambiental possível, explorando materiais de origem natural ou praticando a reciclagem. “Já tivemos exemplos incríveis, como o uso da casca de bananeira, fibra de bambu, plástico derivado da cana-de-açúcar, entre outros materiais, na produção das carenagens”, destaca Alberto Andriolo, idealizador e organizador da Maratona.

Pódio

Conheça as instituições vencedoras da 9.ª Edição da Maratona Energética.

Categoria Gasolina:
Colégio Técnico Santa Maria RS.

Categoria Etanol: Centro de Educação Técnica (Cefet) de Minas Gerais MG.

Categoria Elétrico: Universidade Federal de Itajuba (Unifei) MG.

Categoria Projeto:
Centro de Educação Técnica (Cefet) de Minas Gerais MG.

Rodolfo Bührer/Renault

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas