74 veículos antigos expostos no Barigui

Com um acervo de 74 veículos expostos, todos originais e em condições de rodar, o Museu do Automóvel de Curitiba é considerado um dos mais importantes do país. A sua história começa em 1968, quando entusiastas dos carros antigos iniciam o Clube de Antiguidades Automotivas do Paraná (CAAMP), que em 1976 veio a fundar o museu e o gerencia até hoje. De acordo com o arquiteto Tito Lívio Calderari, diretor do museu, o curitibano, devido à sua cultura, valoriza o passado e principalmente os automóveis, por isto, verdadeiras jóias são encontradas na cidade. “Carro antigo é cultura e restaurar um modelo é uma obra de arte”, diz o presidente. Conheça algumas das atrações do museu.

Ford 1919

O modelo totalmente restaurado foi doado pela família Leão para o Museu. Fabricado em 1919, o Fordinho era um dos veículos utilizados pela empresa Mate Leão.

Dessoto 54

O Dessoto 54 foi o prêmio dado a Marta Rocha quando ela ganhou o concurso de Miss Brasil em 1954. Em exposição estão outros carros famosos, como a Mc Laren do campeão Emerson Fittipaldi.

Phaenton 812

O modelo mais raro e também o mais valioso exposto no museu é o Phaenton 818. De acordo com o diretor da casa, Lívio Calderari, o carro está avaliado em mais de R$ 300 mil e se tornou uma das principais atrações para os visitantes.

Fórmula Indy

O piloto Maurício Gugelmin venceu sua ultima corrida neste carro de Fórmula Indy. Uma curiosidade: o carro ficava exposto sem o motor na parede do escritório de seu pai, que é também sócio do museu. Quando o piloto foi morar nos Estados Unidos o carro foi doado ao museu. Em exposição também está o primeiro carrinho de corrida de Gugelmin.

Chrysler 1928

O modelo Chrysler 1928, Sport Roadster, era sinônimo de luxo. Para conforto de seus ocupantes oferecia até um compartimento especial para transportar tacos de golfe.

Triciclo HD

A Harley Davidson triciclo era usada pelo departamento de trânsito de Curitiba em perseguições. Há dois modelos no museu.

Tração animal

Essa caleça do início do século 20 foi restaurada e doada ao museu. De origem francesa, era puxada por dois cavalos. Ela está exposta em uma área do museu, que recebeu uma decoração especial nas paredes lembrando os postos de antigamente, doada pela Texaco.

Impala 58

Os carros mais procurados pelos restauradores são os dos anos 50 e de fabricação norte-americana. Por exemplo, esse Impala, visto como objeto de desejo após a 2.ª Guerra Mundial.

Oldsmobille 52

O Oldsmobille 52 é considerado um dos carros clássicos da GM. Ao lado o raro Cadillac Eldorado 53, pois só 516 unidades foram produzidas.

Hupmobile

O Hupmobile é outro carro raro cuja montadora não existe mais. Para ser considerado antigo, um carro deve ter no mínimo 30 anos.

Nash

Carros órfãos são os modelos cujas montadoras não existem mais, como o Nash Embassador Super.

* Serviço

O Museu do Automóvel de Curitiba fica na Avenida Cândido Hartmann, 2.300, no Parque Barigüi. Horários: de terça à sexta das 13h30 às 16h45. Sábados e domingos das 10h às 11h45 e das 13h30 às 17h45. Entrada: R$ 5,00.

Voltar ao topo