2007 ficou na história do mercado automotivo nacional

Para o mundo automotivo brasileiro, o ano que passou foi muito especial. Um ano muito interessante em matéria de lançamentos. Muitas novidades, dólar em baixa e vendas em alta, fizeram um panorama nunca visto antes, principalmente por aqui.

Além das costumeiras atualizações de estilo e mudanças mecânicas de modelos existentes, houve lançamentos de modelos realmente novos que movimentaram o mercado automotivo.

Ford Fusion

O ano de 2007 foi o melhor de todos os tempos. Todos os segmentos do setor de distribuição automotiva somados apresentaram crescimento de 29,57%, totalizando 4.248.275 unidades vendidas. Os emplacamentos de automóveis e comerciais leves aumentaram 27,80%. Antes de 2007, o melhor ano de todos os tempos tinha sido 1997, quando foram comercializados no mercado interno 2.332.165 veículos, sendo 1.873.665 automóveis e comerciais leves. A maior expansão vem ocorrendo no setor de motocicletas, que vem crescendo mais de 20% a/a, chegando a 32,6% em 2007.

Renault Logan

Assim, tivemos oportunidade de participar dos lançamentos durante o ano que passou e avaliar (testar) os novos modelos chegados às concessionárias e posteriormente ao mercado.

Exemplos: o Logan, o Sandero e a perua Mégane Grand Tour produzidos pela francesa Renault em São José dos Pinhais, Região Metropolitana da Grande Curitiba, destinados a nichos específicos de mercado, a preços competitivos. O ?hatch? Tiida e o sedã Sentra trazidos do México pela Nissan também movimentaram os segmentos com a concorrência. O EcoSport mudou para melhor.

Mégane Gran Tour

O Civic Si foi um dos lançamentos mais aguardados da Honda e até pouco tempo tinha fila de espera nas revendas da marca japonesa. A Audi trouxe o novo A3.

A Citroën surpreendeu com o C4 Pallas produzido na Argentina. Para o público sofisticado a Mercedes-Benz trouxe a nova Classe C. Na área dos esportivos o Audi TT foi um sucesso. Outro sucesso foi o Punto. O carro da Fiat acabou ganhando os três principais prêmios da imprensa automotiva brasileira: Abiauto, Top Car TV e Autoesporte.

Fiat Siena

A GM do Brasil lançou o Vectra GT. E a Ford, quase as vésperas do Natal lançou o novo Ka, totalmente redesenhado e com preço competitivo, encerrando um ano de muito sucesso e vendas.

?A estabilidade econômica, a redução dos juros, a ampliação dos prazos de financiamento e a crescente confiança do consumidor na manutenção de sua renda fizeram crescer o consumo de veículos no País em 2007. Ampliamos a base da pirâmide de consumo, principalmente em motos, e em produtos com maior valor agregado.? Esta foi a justificativa do presidente da Fenabrave, Sérgio Reze, para o aumento de 29,57% das vendas ao mercado interno no ano passado. Vamos ver como 2008 se comporta. (BN)


Chevrolet Vectra


Chevrolet Vectra GT


Renault Sandero


Ford Ka


Citroën C4 Pallas


Fiat Punto

Voltar ao topo