Austrália e Gana ficam num amargo empate em 1 a 1

Pedro Ugarte/AFP

Terminou em 1-1 a partida entre Austrália e Gana no estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo, válida pelo grupo D.

A Austrália saiu na frente do placar aos 11 minutos. Num chute violento de Bresciano em cobrança de falta, o goleiro Kingson não conseguiu segurar a bola, que estourou no seu peito dando rebote para o chute de Holman, balançando a rede de Gana.

Mas Gana correu atrás do prejuízo e conseguiu seu gol de empate aos 23 minutos, num lance de pênalti. Ayew fez boa jogada na área e cruzou para Asamoah chutar. Em cima da linha, Kewell evitou o gol ganês com o braço e foi expulso pelo lance. Gyan cobrou rasteiro empatando o placar e comemorou dançando com os colegas de equipe.

Com um jogador a mais, Gana não soube aproveitar a oportunidade para virar o jogo e a Austrália ganhou mais confiança, quase marcando novamente aos 26 do segundo tempo. Kennedy ficou cara a cara com o goleiro Kingson mas chutou em cima do camisa 1, que fez grande defesa.

O resultado é bom para Alemanha e Sérvia, as duas outras equipes do grupo D, que possuem uma vitória e uma derrota cada.

O empate foi especialmente vergonhoso para os africanos, que não conseguiram aproveitar a superioridade númerica em campo. Os australianos se fecharam para evitar o pior, uma vitória que deixaria as Estrelas Negras folgadas, com seis pontos.

O jogo esquentou especialmente a partir da segunda metade do segundo tempo, quando os Socceroos, em duas linhas de quatro, perceberam que poderiam ir mais para o ataque por os africanos não saberem aproveitar ter um a mais. Posição esta, na verdade, que durou até pouquinho antes do fim, pois Pantsil se machucou seriamente em um choque e já não havia crédito para substituição.