O critério para as seletivas do hipismo será mantido, apesar da discordância do campeão olímpico Rodrigo Pessoa, que, por conta disso, abriu mão de sua vaga para o Pan do Rio. O presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Maurício Manfredi, confirmou hoje que três das cinco vagas na seleção pan-americana de saltos serão disputadas em duas seletivas realizadas no Brasil, de 18 a 22 de maio, na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo, e de 31 de maio a 3 de junho, no Complexo Esportivo Deodoro, Rio.

continua após a publicidade

Juntamente com Bernardo Rezende Alves, Rodrigo Pessoa tem vaga garantida na equipe brasileira por estar entre os 20 melhores cavaleiros do ranking mundial. Mas ele acha que o critério de formar o time (mais dois titulares e um reserva) nas seletivas do Brasil não indicará o grupo mais forte – defende a utilização das provas na Europa como referência. Mesmo porque, o Pan será classificatório para a Olimpíada de Pequim, em 2008. E as principais equipes do continente, como Estados Unidos, México e Canadá, estarão no Rio.

Maurício Manfredi disse que ainda não falou com Rodrigo Pessoa, mas acha que "ele se precipitou". "Não vejo porque sepultaria a chance de ganhar uma medalha individual no Pan por discordar da formação da equipe, imaginando que ela será enfraquecida. Ele competiria por duas medalhas", disse o dirigente, que defende que os cavaleiros que estão na Europa venham brigar por vagas nas seletivas do Brasil.

Rodrigo Pessoa entende que os cavaleiros poderiam perder provas que contam pontos para o ranking da Copa do Mundo caso viessem ao Brasil disputar a seletiva. "Acho que só ele e o Bernardo, que já têm vagas na equipe, estão nessa briga por pontos", afirmou Maurício Manfredi.

continua após a publicidade

Enquanto isso, o Comitê Olímpico Brasileiro não acredita na ausência de Rodrigo Pessoa no Pan. "Acho que vão conversar e encontrar uma solução. Falei com o Neco (Nelson Pessoa, pai de Rodrigo e técnico do Brasil) e com o presidente da CBH", disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB.