Aumento do pedágio vai reduzir movimento no litoral, diz Chicarelli

O diretor-presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Paranaense (Sindilitoral), José Carlos Chicarelli, projetou que o movimento no Litoral do Paraná deve cair 20%, por causa do reajuste das tarifas de pedágio em quatro concessionárias. “Nós ficamos surpresos e indignados, pois esse reajuste vai acontecer numa época em que o Litoral está em crise, pois é inverno. E principalmente agora, que o pessoal desce para lá, aproveitando as férias de julho dos estudantes”, disse ele.

Chicarelli conta que vários eventos estão programados para este mês, como a Festa do Divino, em Guaratuba (a maior festa religiosa do Litoral), a Festa do Turismo, em Pontal do Paraná, a Festa da Tainha, na Ilha do Mel, e o Festival de Inverno de Antonina que, segundo o diretor-presidente do sindicato, contou com a presença de, aproximadamente 60 mil pessoas, em 2003. “Estávamos esperando, em média, 200 mil pessoas no Litoral paranaense, neste inverno. Agora, somando-se o aumento do pedágio, da gasolina e o da telefonia, o bolso do consumidor vai ficar, a cada dia, mais vazio. A primeira coisa que ele faz, é cortar o lazer e o turismo”, lamentou.

O trecho da BR-277 que leva ao litoral é administrada pela concessionária Ecovia Caminho do Mar, que possui uma única praça de pedágio em São José dos Pinhais. Nesse local, depois do reajuste, o valor sobe de R$ 6,10 para R$ 8,00, ou seja, um aumento de 31,15%. Segundo Chicarelli a Ecovia é a praça mais “gananciosa”, pois pratica o valor mais alto e tem um dos menores trajetos.

“O sindicato está brigando com a Ecovia para que ela mostre à população qual é a sua contrapartida social. Ou seja, o que ela está fazendo além da conservação da estrada, que é obrigação dela, e o que ela pode fazer pelo litoral e pela população que vive lá. E, na nossa opinião, ela está sendo a mais danosa de todas as concessionárias”, disse Chicarelli, inconformado ao lembrar que, quando a empresa “tomou” a rodovia, ela já estava duplicada e só precisava de manutenção.

Voltar ao topo