Aumento de capacidade pode baixar tarifa de Itaipu em 2004

Por Eugênio Melloni A ampliação da capacidade de geração da hidrelétrica de Itaipu em 1,4 mil megawatts (MW), em 2004, poderá resultar na redução das tarifas cobradas pela estatal, de acordo com o novo presidente da empresa, Jorge Samek. Ele não soube estimar, porém, de quanto deverá ser a redução. ?Isso dependerá ainda dos compromissos que deveremos ter em relação à produção de energia?, disse.

Samek participou hoje (31), na sede da Voith Siemens, em São Paulo, da liberação do rotor de uma das duas novas máquinas geradoras que deverão iniciar a produção no próximo ano, cada uma delas com 700 (MW). O outro rotor – a parte principal de uma máquina geradora -, também fabricado pela Voith Siemens, deverá ser entregue daqui a três meses.

Os dois rotores fazem parte de um pacote, encomendado ao consórcio CE Itaipu, do qual a Voith Siemens detém 40% de participação, orçado em US$ 184 milhões.

Sobre o desejo de empresas do setor elétrico de que a tarifa de Itaipu seja desdolarizada, Samek salientou que todos os compromissos da companhia são em dólar e que ?tem de ter a conta de chegada?. No ano passado, entre o pagamento do principal da dívida e seus juros, royalties e encargos, a companhia desembolsou cerca de US$ 2 bilhões.

Voltar ao topo