Aumenta número de papagaios-de-cara-roxa no litoral do Paraná

O número de papagaios-de-cara-roxa aumentou em pelo menos 20% nos últimos dez anos no litoral do Paraná. A informação foi dada hoje pelo biólogo Roberto Boçon, responsável pelo projeto de conservação dessa ave na Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), de Curitiba. Segundo ele, há dez anos não chegava a 4 mil indivíduos e, na última contagem feita em junho, foram observados 4.915.

O papagaio-de-cara-roxa é uma das espécies que integram a lista de animais ameaçados de extinção no Brasil. Eles têm como único local de incidência no mundo uma faixa que vai do litoral sul de São Paulo ao litoral norte de Santa Catarina. A maior parte está concentrada na Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba (PR), especialmente nas ilhas.

Boçon acredita que o aumento da população da ave deve-se a vários fatores, entre eles à educação ambiental e às novas alternativas de renda para os habitantes do litoral. A venda dos animais era uma das formas de conseguir dinheiro.

A contagem dos papagaios é uma das etapas do programa de conservação que será realizado até 2005, com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente.

Voltar ao topo