Aumenta autuações a transporte irregular no Paraná

Mais uma vez, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) registra aumento no número de autuações a veículos de empresas que prestam serviços de transporte intermunicipal de passageiros nas rodovias paranaenses. O relatório de novembro, divulgado nesta semana, apresenta 1.410 abordagens, 110 notificações e seis apreensões.

De acordo com o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, o acréscimo pode ser atribuído também ao alto número de operações e abordagens realizadas pela esquipe de fiscalização do DER.

O secretário lembra que, além de ações regulares, o DER auxilia a Receita Federal próximo à fronteira com o Paraguai na Operação Cataratas, fiscalizando vans entre outros veículos e é parceiro da Urbs em operações na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

?O número de abordagens realizadas em cada operação é reflexo de um trabalho sério e preocupado com a segurança da população paranaense?, afirma.

Além disso, acrescenta Pugliesi, o último feriado prolongado do ano foi no mês de novembro, aumentando consideravelmente o movimento de ônibus transportando turistas nas estradas.

?Feriados prolongados e o início da temporada de férias ocasionam maior movimento e procura das linhas de transporte intermunicipal, o que favorece o aparecimento das irregularidades. Por isso é tão importante o trabalho de inibição?, destaca.

O diretor-geral do DER, Rogério Tizzot alerta para a grande quantidade de ofertas de serviço irregular ou até mesmo clandestino aproveitando a demanda gerada nesta época do ano.

?A grande procura representa uma oportunidade para empresas não registradas no DER e para que se coloque em circulação veículos que não estão em totais condições de trafegar. É importante que a população preste atenção no número de registro do DER nos veículos e cheque se a empresa está em situação regular?, explica.

O registro do DER garante que o serviço prestado pela empresa seja seguro, de qualidade e que os horários das linhas serão respeitados. A listagem de empresas autorizadas a prestar serviços de transporte intermunicipal pode ser conferida via internet (www.pr.gov.br/derpr ou www.pr.gov.br/stc) ou solicitada via e-mail (ccpstc@pr.gov.br).

Voltar ao topo