Aumenta a apreeensão de dinheiro falso

Somente nos sete primeiros meses do ano, o Banco Central (BC) recolheu 20 mil cédulas falsas no Paraná. No ano passado inteiro foram recolhidas 23 mil cédulas. No Brasil, em 2002, foram apreendidas 412 mil cédulas falsas, contra 379 mil em 2001. Este ano já foram confiscadas 253 notas falsificadas. Mesmo assim, o número é considerado pequeno devido à quantidade de notas que estão em circulação.

O gerente técnico do meio circulante do BC em Curitiba, Hélio Miguel Silveira, destacou que a maioria é de R$ 50,00. “Não se pode dizer como são as falsificações. Umas são muito boas, mas há outras muito ruins”, contou.

Silveira destacou que a marca d?água da nota, o registro coincidente das armas nacionais, a impressão em alto relevo e as fibras coloridas e luminescentes na cédula são marcas de segurança que podem ajudar a descobrir a legitimidade do dinheiro. “Pegando a cédula com uma certa angulação é possível ver as letras BC no canto esquerdo inferior da cédula. Esse é um teste que pode ser feito para verificar se a nota é verdadeira”, explicou.

Através da qualidade da impressão se pode reconhecer mais facilmente uma nota falsa. Assim pensa o perito criminal da Polícia Federal, Aggeu Lemos Bezerra Neto. “Outro jeito é pela marca d?água”, contou. O perito recomendou que as pessoas procurem conhecer bem as notas quando as pegam novas. Assim terão mais facilidade para reconhecer uma falsificação. “Se a pessoa tiver dúvida sempre deve levar até um banco ou órgão policial”, destacou.

Voltar ao topo