Atrações turísticas do Paraná presentes na Feira das Américas

Reproduções fotográficas com 4,5 metros de altura, por até 4,0 metros de largura, ilustram o estande do Paraná na ABAV 2004 ? Feira das Américas e 32º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Exposições de Turismo da Associação Brasileira das Agências de Viagens, no Rio de Janeiro. O evento abre nesta quarta-feira, à noite, com uma festa no Clube Monte Líbano e inicia a programação na quinta-feira, a partir das 10 horas, com o seminário: Novas Tecnologias a Serviço das Viagens. Às 11h30 acontece a sessão solene de abertura da ABAV 2004 e às 13 horas a abertura da Feira das Américas, quando está prevista a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Além de apresentar os principais ícones do turismo do Paraná, a área de exposição do Estado oferecerá espaços para degustação de pratos da gastronomia típica paranaense, como o barreado levado por Paranaguá e que representa o sabor da culinária do litoral, além de peças do nosso artesanato. De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron, que estará presente no evento, esta “é uma oportunidade para promover o destino Paraná, por meio da oferta turística diversificada, divulgando nossos atrativos, produtos, serviços de qualidade e infra-estrutura de apoio que demonstram a vocação paranaense para o turismo”.

Com a finalidade de promover o turismo e toda a cadeia produtiva parceira, a Secretaria de Estado do Turismo e a Paraná Turismo estão investindo R$ 127,4 mil no estande (piso), situado no Pavilhão dos Estados do Riocentro, com uma área de exposição de 260 m². O valor aplicado na montagem do estande ? em torno de R$ 120 mil – está sendo diluído entre os patrocinadores e cooperados ? empresas públicas e privadas.

No ano de 2003, segundo pesquisas estatísticas realizadas pela Secretaria de Estado do Turismo, o Paraná recebeu mais de 6 milhões de turistas, sendo 48% oriundos do próprio Estado, 32% de outros Estados e 20% do exterior, que geraram uma receita maior que US$ 1 bilhão no tempo que aqui permaneceram. “Ações como estas contribuem para o incremento e ampliação das metas estipuladas na Política Estadual de Turismo, ou seja, aumentar o fluxo turístico em 20 a 25% , aumentar a permanência média em 4,5 dias e o gasto per capita/dia em 30%”, acrescenta o secretário.

O estande vai privilegiar as áreas de negócios, promoção, divulgação e programação visual. A concepção do estande Paraná para a ABAV 2004 privilegia as cinco regiões do Estado que já constituem destinos e produtos turísticos para serem promovidos, divulgados e comercializados por agentes e operadores de turismo, tais como o Litoral, Curitiba e Região Metropolitana, Foz do Iguaçu e municípios Lindeiros de Itaipu, Campos Gerais e a região Norte / Noroeste.

Dentre os participantes destacam-se prefeituras municipais, órgãos públicos; Conventions Bureaus, entidades de classe, empresas do setor hoteleiro, agências de receptivos, centros de exposições. Está confirmada no estande do Paraná da ABAV 2004 a participação de patrocinadores como o Sebrae/PR; Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina; Caixa Econômica Federal; Itaipu Binacional; Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu; Cataratas S/A; Iguassu Convention & Visitors Bureau; Macuco Safari; Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu; Prefeitura Municipal de Apucarana; Maringá Convention & Visitors Bureau; Moda Mix Associação dos Shoppings Atacadistas do Vestuário de Maringá; Cesumar; Prefeitura Municipal de Londrina / Codel – Companhia de Desenvolvimento de Londrina / Diretoria de Turismo; AMCG – Associação dos Municípios dos Campos Gerais; CIC ? Companhia de Desenvolvimento de Curitiba / Diretoria de Turismo; Curitiba Convention & Visitors Bureau; Revista de Turismo Voi; entre outros

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